O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), lançou nesta sexta-feira, 16, um aplicativo para combate à desinformação. Com uso de inteligência artificial, a ferramenta pode analisar áudios e vídeos, além de sites e redes sociais para averiguar a veracidade da informação que circula pelo domínio. O dispositivo tem como objetivo auxiliar a Justiça durante o processo eleitoral deste ano.

Segundo o professor que lidera a iniciativa na UFG, Eliomar Araújo de Lima, do Instituto de Informática (INF), o aplicativo não estará disponível para o público geral no momento. Para eleições municipais deste ano, apenas os magistrados poderão utilizar da ferramenta. Entretanto, a ideia da parceria é disponibilizar o artifício para que qualquer pessoa utilize.

“O aplicativo será utilizado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça De Goiás (TRE-GO), o uso para a população pode acontecer após a conclusão do projeto piloto durante as eleições municipais deste ano. Isso vai depender muito dos avanços e da evolução do nosso trabalho. A nossa principal preocupação é com a segurança e integridade para não gerar efeito colateral”, explica o docente de sistemas de informação.

Lima explica que a ferramenta analisa o material fornecido com inteligência artificial e posteriormente gera uma probabilidade do conteúdo ser enganoso. “Digamos uma imagem adulterada, com uma distorção, o aplicativo identifica o que foi distorcido. Claro que o modelo não é 100%, ainda vai ser aperfeiçoado, mas tem estabilidade”, explica.

Para o presidente do TRE-GO, Luiz Cláudio Veiga Braga, o aplicativo será positiva para o processo eleitoral. Ele explica que com base no trabalho, a Justiça Eleitoral poderá buscar ações com base nas falsas informações. “Os benefícios são enormes, a ferramenta evita desigualdade na disputa eleitoral e evita os ganhos com a desinformação”, afirma.

Ausência

O prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) havia confirmado a presença no evento desta manhã, mas não esteve presente no local. Durante o lançamento do aplicativo, membros da assessoria do Paço Municipal estavam no local. Ainda não há uma explicação sobre os motivos da ausência de líder do Executivo na sede do TRE-GO.

Leia também:

TRE em Goiás faz homenagem a mesários e mesárias que representam a Justiça Eleitoral

TRE-GO e TJGO assinam Termo de Cooperação para a Segurança Institucional