O último a registrar a candidatura para à Prefeitura de Goiânia que ainda foi o Professor Pantaleão (UP). O político garantiu ao Jornal Opção nesta quinta-feira, 15, prazo limite para confirmação, que está no jogo, com o slogan “Pela unidade com a classe trabalhadora e o povo! Por uma Goiânia popular!”. Ao Tribunal Superior Eleitoral, ele declarou R$ 700.000,00 em bens.

No momento, Pantaleão explica que está aguardando a confirmação oficial do TSE. O professor justifica a demora por conta da burocracia, mas ressalta que tudo foi enviado ontem. “Existem muitos documentos e certidões, isso não é fácil, obviamente isso demora um pouco mais, mas enviamos tudo antes do prazo”, conta.

Dessa forma, Pantaleão também reforçou que a servidora pública Luciana Amorim (UP) será sua vice na chapa.

Aliança com o PT?

Segundo Pantaleão, houve tentativas de articulação junto ao Partido dos Trabalhadores (PT) para formar uma frente ampla de esquerda em Goiânia. Entretanto, o professor disse que não houve interesse por parte dos petistas da capital. Por isso, o Unidade Popular (UP) seguiu com uma candidatura própria.

Ao mesmo tempo, o político também descartou que demora para confirmar o registro da candidatura tenha sido para firmar uma aliança com o PT.

Quem é Pantaleão

O Professor Pantaleão, como é conhecido, é militante das causas sociais desde os 13 anos de idade, quando foi aluno do Colégio Estadual Professor Pedro Gomes e participou do Movimento Estudantil, lutando contra a Ditadura Militar e posteriormente, em 1978, sendo membro fundador do Comitê Goiano pela Anistia.

Hoje aposentado, Pantaleão é formado em História pela UFG e foi Professor do Ensino Médio e de cursinhos preparatórios para o vestibular, em Goiás e em outros estados do Brasil. Em sua atuação política, foi fundador da Central Única dos Trabalhadores – CUT e do Partido dos Trabalhadores – PT, partido pelo qual foi candidato em três ocasiões. Também foi fundador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás – SINTEGO e integrou a Diretoria do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – SINPRO em dois mandatos.

Candidatos em Goiânia

Coma confirmação oficial da chapa do UP, com Professor Pantaleão e Luciana Amorim, Goiânia terá sete nomes para disputar o Paço Municipal. Veja os outros candidatos na disputa e chapa:

Adriana Accorsi (PT), vice Professor Jerônimo (PSB);

Fred Rodrigues (PL), vice Leonardo Rizzo (Novo);

Matheus Ribeiro (PSDB), Bartira Miranda (PSDB);

Rogério Cruz (Solidariedade), vice Darô Fernandes (Mobiliza);

Sandro Mabel (UB), vice Cláudia Lira (Avante);

Vanderlan Cardoso (PSD), vice Paulo Daher (PP).

Leia também:

TBC realiza debate com candidatos a prefeito de Goiânia na próxima semana

Confira os bens declarados dos candidatos à Prefeitura de Goiânia