Presidente do TRE e forças de segurança destacam ‘absoluta tranquilidade’ na votação em Goiás
06 outubro 2024 às 18h36
COMPARTILHAR
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Luiz Claudio Veiga Braga, junto com o secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, e a superintendente da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues, classificaram a realização das eleições em todo o estado com tranquilidade. Segundo as forças de segurança não houve nenhuma ocorrência grave atendida pela Polícia Militar, Civil ou pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com o Brum foram registrados 68 termos circunstanciados de ocorrência (TCO) relacionados a propaganda indevida e também a compra de votos. Nove prisões em flagrante foram feitas em: Águas Lindas de Goiás e Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, Santo Antônio da Barra, Morrinhos, Goiatuba, Guapó e Tuverlândia.
Sobre as ocorrências Braga afirmou que foi um demonstrativo que a eleição ocorreu com absoluta tranquilidade. “Essa é a maior expressão, forma 60 procedimentos em um universo de mais de 5 milhões de eleitores. O presidente do TRE afirmou que logo no início da apuração, por volta das 17:50 já estava consolidada a disputa em Perolândia com a eleição do primeiro prefeito do estado nessas eleições.
A superintendente da PF também destacou a tranquilidade da votação em Goiás e destacou a atuação do juízo de garantias que atuaram em Goiânia e Jataí para a realização imediata das audiências de custódia das prisões registradas. “Mesmo com o aumento de mais de 5% do números de eleitores em relação a eleição municipal de 2020 nós tivemos êxito no controle da segurança e legitimidade do direito ao voto. Em todas as zonas eleitorais do estado de Goiás a Polícia Federal esteve presente, mesmo não sendo essa a função primária da corporação”, afirmou.
Goiás é o estado mais populoso do Centro-Oeste e também o que tem o maior número de eleitores e dada a complexidade da realização de uma eleição municipal os resultados de balanço das demais forças de segurança foram positivos.