Escolhida como vice na chapa de Mabel, tenente-coronel Cláudia foi indicada por Thialu Guiotti
05 agosto 2024 às 15h14
COMPARTILHAR
A tenente-coronel Cláudia da Silva Lira foi oficializada nesta segunda-feira, 5, como vice na chapa do pré-candidato Sandro Mabel (UB). O nome foi antecipado pela coluna Bastidores no final de semana, mas surpreendeu muitos, pois surgiu na última hora e superou nomes mais conhecidos na política.
Por exemplo, a tenente-coronel superou figuras como Thiago Albernaz (MDB), o deputado estadual Henrique César (Podemos) e Luciene Peixoto (Avante), esposa do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB). Também foram descartadas as possibilidades de um vice indicado em uma composição com PSD ou PL.
A escolha da policial militar para a vice foi recente; o martelo foi batido apenas no domingo, 4, e a decisão oficializada hoje. O convite para Cláudia também foi feito há poucas semanas antes do anúncio. No entanto, Mabel garantiu que o nome foi aprovado pelo governador Ronaldo Caiado (UB).
A ideia da indicação surgiu do vereador Thialu Guiotti (Avante), membro do grupo político de Peixoto e com conexões com Cláudia. Vale lembrar que a vice-prefeita da chapa mora há mais de 30 anos no Setor Guanabara, bairro onde o parlamentar vive e atua.
“Conheço a tenente-coronel Cláudia há três anos e meio, quando ela ainda estava no comando do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Quando nós, presidentes de partidos, fomos consultados para sugerir alguns nomes, inclusive o meu próprio nome foi indicado, eu disse que não teria condições de assumir a função neste momento, mas apresentei o nome dela”, relata Guiotti em entrevista.
O presidente estadual do Avante explica que primeiro apresentou o nome de Cláudia a Peixoto, que aceitou, e depois encaminhou a sugestão para as outras lideranças do grupo, incluindo o vice-governador Daniel Vilela e o MDB. Posteriormente, o nome foi aprovado por toda a base governista e chegou ao governador Caiado para a aprovação final.
Com a confirmação, a tenente-coronel Cláudia se filiará ao Avante durante o evento de convenção partidária dos partidos aliados, que será realizado hoje, às 17h, no Espaço Dois Ipês, no Setor Jaó. Outro ponto a ser decidido é se ela manterá o título de “tenente-coronel” ou usará apenas o próprio nome. Sua intenção é manter a patente, já que é a forma como é mais conhecida.
Além disso, como o convite e a confirmação da vice na chapa foram recentes e Cláudia não estava na política, aliados consideram necessário que ela passe por uma preparação. Por exemplo, o deputado estadual e coordenador da campanha de Mabel, Francisco Júnior (PSD), foi visto na coletiva de hoje convidando Cláudia para participar de sessões de preparação política.
Leia também:
Sandro Mabel anuncia tenente-coronel Cláudia Lira como candidata a vice-prefeita em sua chapa
Tenente-coronel é escolhida como vice de Sandro Mabel para Prefeitura de Goiânia