Aava Santiago declara apoio a Mabel no segundo turno: “Precisamos barrar o derretimento de Goiânia”
14 outubro 2024 às 12h00
COMPARTILHAR
A vereadora Aava Santiago (PSDB) anunciou nesta segunda-feira, 14, o seu apoio à candidatura de Sandro Mabel (UB) para o segundo turno das eleições. A parlamentar ponderou que prefere o ex-deputado federal como prefeito do que Fred Rodrigues (PL). Mesmo com o Partido da Social Democracia (PSDB) na oposição do Governo do Estado.
Para Santiago, o candidato do União Brasil em Goiânia está disposto a dialogar sobre soluções e parecerias para os problemas da capital. Apesar de divergências ideológicas, partidárias e políticas. “Elegeremos um prefeito que não se apequena ao diálogo apenas com aliados ou iguais em visão de mundo”, ressaltou, em nota divulgada para a imprensa.
“Não elegeremos quem se esconde atrás de um celular e meia dúzia de cortes ‘viralizáveis’”, disse a vereadora sobre o rival de Mabel no segundo turno. “A própria inexperiência, o despreparo e o descompromisso com a resolução de problemas complexos. Não vamos eleger quem trata de nossos destinos como palanque para o acirramento ideológico mais estéril, infrutífero e incapaz de resolver problemas reais, que atravessam brutalmente todas as regiões da cidade e a vida de todos nós”, acrescentou.
A parlamentar ainda destacou que Mabel se comprometeu em atender em seu plano de governo as demandas que considera prioritárias. Entre as questões estão: o plano de carreira dos administrativos da educação; a prorrogação e convocação dos concursos vigentes; um novo dispositivo para que 30% dos contratos firmados seja com empresas e fornecedores locais; além de esforços para a segurança pública e crimes ambientais.
A parlamentar também ressaltou para o Jornal Opção que o apoio visa apenas o segundo turno das eleições no momento, mas sem descartar qualquer articulação no futuro. “Eleição é uma etapa muito específica e composição é outra no mesmo sentido, mas a gente pode construir a possibilidade de uma base aliada ainda. No entanto, essa não é a nossa maior urgência, isso ainda não está na nossa mesa”, conta a tucana.
Segundo ela, apesar do posicionamento de oposição no cenário estadual, o PSDB também se mostrou “tranquilo” com o posicionamento favorável dos membros para apoiar Mabel. “Goiânia já teve uma desconstrução de avanços ao longo dos últimos quatro anos, nós precisamos barrar esse derretimento da cidade e criar laços civilizatórios, humanitários, políticos e institucionais para reconstruir a cidade”, pontua.
Com o apoio de Santiago, Mabel terá ao seu lado os dois vereadores do PSDB no segundo turno. Lembrando que Tião Peixoto estava na reunião dos vereadores eleitos com o governador Ronaldo Caiado (UB) na última semana. A expectativa é de que ele seja parte da base da gestão Mabel, caso o candidato seja eleito no segundo turno das eleições.
Lembrando que o PSDB apresentou uma candidatura majoritária própria, com o jornalista Matheus Ribeiro como candidato a prefeito e a professora Bartira Miranda, do curso de Direito da Universidade Federal de Goiás, como vice. No entanto, a chapa ficou em quarto lugar na disputa, obtendo 6,81% do eleitorado, totalizando 46.875 votos.
Leia também:
Mabel teria base ampla na Câmara de 26 vereadores; Fred ficaria com quatro e precisaria negociar
Entre os 37 vereadores eleitos em Goiânia, apenas cinco são mulheres