Mesmo abrindo mão da candidatura a um novo mandato na Câmara Federal, o deputado José Mário Schreiner (MDB) conseguiu sair fortalecido das eleições deste ano. Sua aposta Marussa Boldrin (MDB), vereadora por Rio Verde, foi eleita ao parlamento com 80.464 votos, mostrando o poder da estratégia adotada por Zé Mario.

A princípio, a expectativa era de que ela obtivesse ao menos 30 mil votos na região Sudoeste goiano, o que não ocorreu. Em Rio Verde, por exemplo, ela ficou em segundo lugar na disputa, com cerca de 15 mil votos. Apesar disso, o nome de Marussa foi opção de outros 65 mil votos além das fronteiras do município.

Em Goiânia e Mineiros, por exemplo, chegou à marca de 4 mil votos em ambos os municípios. Além disso, conquistou 2,6 mil em Morrinhos, no Sul goiano. A lista de votos se estende por praticamente todos os municípios goianos: Marussa foi votada em 245 dos 246, com exceção de Nova Aurora.

A força de Zé Mário já era apontada como um fator fundamental na eleição. Durante a campanha, análises qualitativas apostavam na transferência de cerca de 70% de seu eleitorado para Marussa. Ao final, mesmo fora da cadeira que ocupa até o fim de dezembro, Zé Mário sai fortalecido ao cabo da corrida eleitoral.

Sucessão

A confiança em Marussa parte do trabalho desenvolvido por Zé Mário em pautas diversas, como no caso dos Orçamentos Impositivos, por exemplo. De acordo com o site da Câmara dos Deputados, o deputado destinou 43 emendas orçamentárias e aprovadas para Goiás, entre 2020, 2021 e 2022. Foram custeios em serviços hospitalares, educação básica, setor agropecuário, entre outras áreas.