Veja como estão Lula e Bolsonaro nos três maiores colégios eleitorais do país
22 setembro 2022 às 21h16
COMPARTILHAR
Há 10 dias do pleito, as estratégias das campanhas na reta final devem observar os três maiores colégios eleitoral do país. Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro são coeficientes decisivos para o resultado das eleições no dia dois de outubro.
No ranking, São Paulo é o maior colégio eleitoral do país com mais de 34 milhões eleitores aptos a votar. Isso representa 22,16% do eleitorado do país, que totaliza mais de 156 milhões.
O segundo maior colégio eleitoral é Minas Gerais com mais de 16 milhões, o que corresponde a 10,41% do eleitorado nacional.
Rio de Janeiro fica com o terceiro lugar superior a 12 milhões de eleitores. O eleitorado carioca representa 8,2% do total do país.
Pesquisa
De acordo com a pesquisa IPec divulgada na terça-feira, 20, temos os seguintes cenários nos três maiores colégios eleitorais do Brasil.
Em São Paulo, o ex-presidente Lula (PT) mantém a liderança, com 43%, ele tinha 44% no levantamento anterior, contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%, ele pontuava 27%.
Em Minas Gerais, apesar de estar à frente, Lula aparece estagnado na sondagem, com 46%, enquanto Bolsonaro oscilou de 30% para 31%.
No Rio de Janeiro, o tabuleiro eleitoral se desenha de forma diferente, à frente Lula, com 41% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 36%. Considerando a margem de erro, os dois estão empatados tecnicamente.
Análise
Nessa contagem regressiva para o primeiro turno, os candidatos estão concentrando forças na região sudeste do país. De acordo com o cientista político Guilherme Carvalho, a estratégia não seria diferente por concentrar a maior parte do eleitorado do país. “A gente sabe que são quatro colégios eleitorais que fazem a grande diferença, São Paulo claro, o maior. Minas, Rio de Janeiro e Bahia”, explica.
Para além do peso eleitoral, Minas Gerais também carrega uma ‘misticidade’ na disputas presidenciais. Desde a redemocratização do país, após o período da ditadura militar, todo candidato a presidente mais votado entre os mineiros venceu as eleições e assumiu a Presidência.
“As pesquisas no campo da geografia eleitoral já consolidaram através de amostragem estatística que, Minas é o estado mais importante entre eles, porque ela concentra as potencialidades do Brasil inteiro. Minas opera um papel estatisticamente representativo do resto do Brasil”, comenta Guilherme.