TSE define regras para divulgação de pesquisas de boca de Urna
19 setembro 2022 às 17h08
COMPARTILHAR
A divulgação de pesquisa de boca de urna no dia da eleição obedecerá a regras distintas de acordo com o cargo em disputa. Os resultados da boca de urna para governador, senador e deputados federal e estadual poderão ser divulgadas imediatamente após a votação no respectivo estado. Já o anúncio de pesquisa para presidente da República só será feito após o fechamento da última urna eletrônica em todo o território nacional.
“Os resultados das pesquisas realizadas à boca-de-urna só podem ser divulgados após concluída a votação em todo o país, a fim de evitar que sejam por eles influenciados os eleitores desejosos de votar em quem vai ganhar; ou seja, em não perder o voto”´, pontua o advogado Danubio Cardoso.
Ainda segundo o advogado, as pesquisas eleitorais “servem como elemento de interferência no processo eleitoral” e também, pode caracterizar-se como valioso elemento de indução à manifestação de vontade dos eleitores, sem a convicção formada, já que demonstra aqueles candidatos que –naquele momento – possuem um melhor desempenho na avaliação dos eleitores.
A eleição ocorrerá no dia 2 de outubro entre 8 da manhã e 5 da tarde, em todo o país.