“Rainha dos memes” desta campanha presidencial, a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) chamou o concorrente Padre Kelmon (PTB) de “padre de festa junina”, durante o último debate entre os presidenciáveis, promovido pela TV Globo.

Das redes sociais de Kelmon, internautas resgataram publicações de junho de 2021, exatamente em… uma festa junina! O petebista aparece usando vestimentas características das festanças de São João. Nos comentários da publicação, usuários do Instagram reproduziram a fala de Thronicke: “confirmou!”, “agora tudo faz sentido”, “Soraya já sabia”, entre outras.

Durante o debate, Soraya Thronicke havia ressaltado o desconhecimento do candidato sobre os temas básicos abordados. “Só demonstra que não tem proposta alguma, só xingamentos”, afirmou. “Sobre imposto único, eu vi que o senhor está igual ao seu candidato [fazendo referência a Jair Bolsonaro (PL), com quem Kelmon fez parceria aberta no debate]: nem, nem. Nem estuda e nem trabalha, porque o senhor não estudou [o tema]”, disparou Thronicke ao “candidato padre”.

Aliás, “candidato padre” foi como ela passou a chamar Kelmon após errar várias vezes a pronúncia do nome do presidenciável: “Kelvin? Kelson?”, disse. Na frase que levou à busca dos internautas pela foto, Soraya Thronicke declarou: “E digo mais, não deu nenhuma extrema unção [para infectados pela Covid-19] porque o senhor é um padre de festa junina.”

Senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke se caracterizou por fazer uma campanha sempre cheia de “tiradas”, como quando alfinetou o presidente Jair Bolsonaro ao dizer “não cutuque a onça com sua vara curta”, no debate do SBT. Ela tomou para si a figura da onça, animal-símbolo do Pantanal, bioma situado em seu Estado, e que ganhou relevância nos últimos meses com a personagem Juma, da novela homônima.