O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) fechou o segundo boletim deste primeiro turno, realizado neste domingo, 2, sem qualquer registro de episódios graves. Até às 15 horas, o Tribunal registrou 80 ocorrências em urnas eletrônicas, sendo que 36 precisaram ser substituídas. Do total, 31 eram da Capital. Em coletiva de imprensa, o diretor-geral do TRE-GO, Wilson Gamboge Júnior, frisou que foram “situações corriqueiras, normais. 80 em quase 16 mil urnas é um número muito aceitável”, avalia.

Além disso, até o momento, foram registradas 20 ocorrências policiais. Entre elas estão compra de voto e boca de urna. Uma pessoa foi presa por crime eleitoral. As forças de segurança atuam nos 246 municípios.

Segundo as autoridades, a Polícia Militar emprega efetivo de 4.868 policiais militares e 759 viaturas. Já a Polícia Civil de Goiás atua com 232 viaturas e 590 servidores entre delegados, agentes e escrivães. O Corpo de Bombeiros Militar participa da operação com um efetivo de 448 militares e 210 viaturas.

Em todo o país, cerca de 500 mil agentes da segurança pública estão mobilizados para garantir a segurança dos brasileiros. Além do efetivo, cerca de 70 mil viaturas, 3 aeronaves e 9 embarcações estarão de prontidão em todo o país.

A ação conjunta das forças de Segurança Pública durante o primeiro turno das eleições deste domingo, 2, está sendo acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.