Sem citar nomes, FHC defende voto pró-democracia e contra desigualdades
22 setembro 2022 às 13h03
COMPARTILHAR
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, conhecido popularmente como “FHC”, divulgou uma nota nesta quinta-feira, 22, sobre a sua posição em relação às eleições. No documento, sem fazer associação a nenhum dos candidatos que concorrem ao Palácio do Planalto, o antigo governante do país defendeu o “voto pró-democracia nas eleições” e contra as desigualdades.
“Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade; defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual; se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira; e que valoriza a educação e a ciência”, disse o tucano, que governou o país entre 1995 e 2003. “E que está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional”, completou.
Ainda na nota, o político de 91 anos disse que não possui nenhum problema grave de saúde, mas que não tem energia mais “participar ativamente do debate político pré-eleitoral”.
Recentemente, ex-ministros da gestão do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), como José Carlos Dias, José Gregori e Aloysio Nunes decidiram declarar voto na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Incluindo Miguel Reale Júnior, o autor do pedido de impeachment contra Dilma Rousseff.
Confira a nota completa divulgada por FHC
FHC defende voto pró-democracia nas eleições
Como é do conhecimento público, tenho idade avançada e, embora não apresente nenhum problema grave de saúde, já não tenho mais energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral.
Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional.
Fernando Henrique Cardoso
Ex-presidente da República