O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu ao portal UOL sua primeira entrevista após ser confirmado como o nome da federação Brasil da Esperança (composta também por PCdoB e PV, além do PT) para concorrer à Presidência da República.

Entre outros temas, o petista foi questionado sobre o teto de gastos (“quem precisa disso é porque não confia em seu taco”) e sobre o perfil de seu eventual ministro da Economia (“tem de ser alguém com cabeça política, não quero é fazer um governo de burocratas”). O reajuste do salário mínimo, que, segundo Lula, em sua eventual gestão vai ter reajuste acima da inflação, e a mudança de preços da Petrobrás também foram assuntos em que ele foi sabatinado.

Sobre uma recondução a um segundo mandato, caso eleito em outubro, Lula disse que não pensa em reeleição. “Quero cumprir um mandato com a maior competência possível”. O jornalista Kennedy Alencar insistiu, questionando se, por parte dele, a decisão de descartar a reeleição já estava descartada a partir de agora. O ex-presidente respondeu: “Não tenho idade, vou estar com 81 anos. É uma decisão minha, estou dizendo isso aqui agora de minha livre e espontânea vontade: quero cumprir o melhor mandato que já fiz na vida e quero trabalhar em 4 anos por 40. Esperem para ver.”