As eleições de 2022 para governador de Goiás foram cravadas na noite deste domingo, 2, após reeleição de Ronaldo Caiado (União Brasil). Ele repete o desempenho da votação anterior, em 2018, quando também ganhou a eleição em primeira votação.

A confirmação aconteceu com 100% das urnas apuradas. Ao final da totalização, Caiado teve 1.806.892 votos, o que representa 51,81% do total. Gustavo Mendanha (Patriota), segundo lugar na votação, teve 25,20%. O bolsonarista Major Vitor Hugo (PL) figurou em terceiro lugar com 516.579 dos votos válidos, o que representa 14,81% do eleitorado goiano.

A apuração mostrou que Caiado venceu em todas as região do Estado com a maioria dos municípios. O destaque ficou para a região Norte, Centro, Oeste e boa parte do Entorno do Distrito Federal. O município que teve maior índice de aprovação das urnas foi em Cavalcante e com ampla vantagem: 82,70% dos votos, enquanto o segundo, Wolmir Amado (PT), com 8,32% e Gustavo Mendanha 4,29%.

Na cidade vizinha, Monte Alegre de Goiás, o governador Caiado obteve 79,09%, Gustavo Mendanha 9,64% e Wolmir Amado 5,95%. Ainda na mesma região, em Campos Belos, o governador reeleito ficou com 72,23%, em segundo lugar com 11,45% ficou para Gustavo Mendanha e Wolmir Amado 8,09%. No Entorno do Distrito Federal, o município em destaque foi Águas Lindas de Goiás, com 71,55% dos votos válidos para Caiado, contra 12,46% de Major Vitor Hugo e 7,86% de Gustavo Mendanha.

A Região Sudoeste de Goiás, apesar de mostrar vitória Caiado, não deu ampla vantagem de votos para o governador reeleito. Se por lá definisse o cenário, o pecuarista não teria ganhado em primeiro turno. Em Jataí, por exemplo, ele figurou com 44,09%, enquanto Major Vitor Hugo 35,35% e Gustavo Mendanha 9,99%.

O ex-prefeito de Aparecida venceu em apenas 5 cidades: na própria cidade, Goianésia, Aporé, Caçu e Maurilândia. Já Vitor Hugo (PL) garantiu a vitória em apenas um município: Chapadão do Céu.

Perfil de Caiado

Atualmente com 73 anos, Ronaldo Ramos Caiado é natural de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Ele é o atual governador do estado desde 2019. Antes, já ocupou os cargos de senador e deputado federal por cinco mandatos.

Formado em medicina e com especialização em ortopedia, o governador reeleito teve quatro filhos: Maria Caiado, Marcela Caiado, Anna Vitória Caiado e Ronaldo Caiado Filho, que morreu em julho deste ano. Ele é casado com Gracinha Caiado.

O político nasceu em 25 de setembro de 1949 e é parte de uma família de produtores rurais que tem forte atuação política no estado. O vice dele é Daniel Vilela (MDB), político que enfrentou na última eleição para o governo estadual.