PSB aposta em Guilherme Bispo para ampliar acessibilidade a PCDs em Goiás
03 agosto 2022 às 13h02
COMPARTILHAR
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Vale do Araguaia (Adefva), Guilherme Bispo, está empolgado com a oportunidade de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Agora, confirmado como candidato a deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), em entrevista para o Jornal Opção, ele explicou mais detalhes sobre a sua candidatura e propostas para garantir os direitos das pessoas com deficiência no Estado.
“A candidatura está indo muito bem, estou muito feliz pela nova política do partido”, disse o estudante de direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “O novo movimento de inclusão do PSB está dando oportunidades para pessoas com deficiência serem candidatas em Goiás e em todo o Brasil”, completou.
Caso seja eleito como parlamentar, Bispo elaborou cinco eixos para trabalhar pela causa PCD durante o seu mandato na Alego. Inicialmente, ele deseja elaborar leis para proteger os direitos do grupo que representa, além de realizar uma “pressão fiscalizatória” para que elas sejam cumpridas. “Uma das primeiras ideias que queremos realizar é sobre ter uma lei estadual sobre a acessibilidade, seja em ambientes públicos ou privados”, contou o ativista.
Em outro tópico, Guilherme destacou a importância dos investimentos na pesquisa sobre doenças raras usando o próprio exemplo. Diagnosticado com distrofia muscular desde criança, ele defende a importância de identificar as deficiências o quanto antes para ajudar no tratamento e evitar complicações.
“Fui criado em Goiânia e morava aqui quando começaram a aparecer os sintomas da minha distrofia muscular aos sete anos de idade. Somente aos doze anos eu consegui um diagnóstico no CRER (Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo). Existem muitas pessoas que não conseguem o acesso ao hospital e acabam com dificuldades no diagnóstico trazendo complicações para o tratamento da deficiência”, explicou o candidato.
Por fim, os outros dois eixos da campanha são buscar uma educação que seja cada vez mais inclusiva e assegurar a participação das pessoas com deficiência em eventos. Inclusive em lugares turísticos e ecoturísticos, como o rio Araguaia, no qual usou como modelo o Projeto de Praia Acessível.
Criada em 2019, a iniciativa foi elaborada pelo presidente da Adefva e saiu do papel em uma parceria com a Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo). O projeto teve como objetivo permitir que PCDs possam tomar banhos seguros nos rios da região do Vale do Araguaia. Para colocar a ideia em prática, foram necessárias cadeiras anfíbias, esteiras de transporte e uma parceria com o Corpo de Bombeiros para auxílio e supervisão das atividades.
“Ajudei um amigo meu que morava a 40 anos em Aragarças e que nunca tinha banhado no Rio Araguaia, apenas através da cadeira anfíbia, ele teve essa oportunidade. Eu também estava há quatro anos na cidade e nunca tinha tomado um banho no rio”, relatou o Secretário Executivo do PSB Inclusão em Goiás.