O presidente estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Eduardo Macêdo, lança oficialmente no início da noite deste sábado, 30, sua disputa a uma das 17 vagas disponíveis da Câmara dos Deputados para Goiás. O evento deve contar com a participação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), além de dirigentes e filiados da legenda. A cerimônia acontece em uma chácara de Goiânia.

Ao Jornal Opção, Eduardo explica que a intenção de expandir a bancada da sigla na Câmara dos Deputados e a vontade de ajudar a população goiana o motivaram a entrar na disputa. Ele garante que as chapas proporcionais de deputados estaduais e federais do partido estão fortes para as eleições de outubro.

“A direção nacional do partido tem a intenção de formar uma bancada forte e coesa dentro de um projeto trabalhista na Câmara dos Deputados. Em segundo lugar, temos 35 anos de caminhada em Goiás e tudo começou quando o País atravessava um processo de luta para a participação da juventude no voto direto e fui o escolhido para levar as assinaturas até o presidente da Câmara dos Deputados à época, o saudoso Ulysses Guimarães. A partir dali eu me despertei para as questões políticas e entendi que é por ela que podemos realizar transformações sociais e estruturais”, pontua.

Para alcançar esse resultado, Macêdo defende renovação no cenário político nacional. “Toda essa prestação de serviços precisa se renovar com o tempo. Não se pode prestar o mesmo serviço há 20, 30 40 anos. O serviço público está grande, inchado. Ele precisa de melhoria. Os eleitos necessitam entender que não são chefe do povo, mas funcionários, representando os interesses do coletivo. É importante que tenhamos governantes que compreendem essa temática”.

O político defende que os deputados federais estejam alinhados aos interesses da população no Congresso Nacional. “Hoje em dia têm muitos candidatos que só passam os problemas, mas as soluções ficam distantes. Não resolve. Precisamos de mudança”, frisa à equipe de reportagem.

Se eleito, o presidente estadual do PTB garantiu que vai investir nas mais diversas áreas sociais: Emprego e Renda, Educação, Saúde, Segurança Pública, Transporte Público, Meio Ambiente, Infraestrutura e outras que a população precisa. Ele citou que pretende apresentar projeto de lei que amplie o número de colégios militares e técnicos em Goiás, para gerar capacitação técnica aos jovens.

Além disso, ele disse que pretende propor um trem-bala de Goiânia a Brasília. “Tive oportunidade de morar fora do Brasil e todas essas viagens eu sempre procurei entender os serviços públicos prestados aos cidadãos. Percebi que é possível encaixarmos aquelas condições no Brasil, dentro dos nossos orçamentos. Não entendo porque até hoje não conseguimos implantar o trem-bala de Goiânia a Brasília. Esse será um dos meus projetos de campanha, além disso defender que 40% das escolas sejam militares, outras 40% técnicas e as demais com ensino tradicional”.

Após rumores apontarem que a direção nacional do PTB estivesse em processo de negociação com outras chapas majoritárias no xadrez político, com uma possível debandada da base caiadista, Eduardo Macedo reforçou apoio ao projeto de reeleição do governador. Ele aprova a gestão e garante fidelidade a chapa Caiado-Daniel.

“Estamos fechados com o governador Ronaldo Caiado. Em 2019, quando ele assumiu a gestão, encontrou um Estado defasado, com salários do funcionalismo público atrasado, desordem nos contratos, obras atrasadas, um caos. O governador empreendeu todos os esforços e fez com que Goiás se tornasse referência nacional. Eu, como goiano, entendo que Ronaldo Caiado merece a sua reeleição, até porque o estado em dia, com dinheiro em caixa”.

Ele acredita que, se eleito, Caiado fará na segunda gestão mais realizações para o povo goiano. “Penso que na segunda gestão ele vai poder contemplar o cidadão goiano com mais realizações. Com a casa organizada, ele vai ter condições de fazer muito mais”.

Macêdo complementa que o PTB é um partido fiel aos seus princípios. “O PTB é uma legenda que não senta toda hora com qualquer candidato. Temos muita cautela pela nossa história e decidimos, em conjunto, balizar o projeto de reeleição do governador Ronaldo Caiado”, enaltece.