Pesquisa Serpes é só a primeira boa notícia para Caiado
17 julho 2022 às 15h07
COMPARTILHAR
Os números apresentados pela pesquisa Serpes, divulgada pelo jornal O Popular na noite da última sexta-feira, 15, foram recebidos com entusiasmo por aliados do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), pré-candidato à reeleição. Caiado é líder isolado na pesquisa, contra outros sete adversários, o que demonstra força e competitividade do atual governador, após precisar conter um cenário de crise econômica nacional, em meio a dois anos de pandemia.
A quatro meses para o pleito, Caiado está a um passo de vencer no primeiro turno, segundo os números. A vantagem com folga já seria surpreendente pelo esforço de superação exigido da gestão, e mostra que o atual governador está fortalecido, vindo como favorito para vencer e conquistar a reeleição.
Considerando que, em meio a crise nacional, o governador Ronaldo Caiado já superou as maiores dificuldades nos últimos anos (e aqui nem nos debruçamos sobre o enorme descompasso nas contas herdadas pelo governo e a dificuldade para conquistar o equilíbrio fiscal), o cenário que se vislumbra é favorável a ele.
Entre os dias 10 e 14 de julho, a pesquisa Serpes colheu que Caiado tem 37,6% das intenções de voto dos eleitores goianos, em cenário de simulação estimulada. Por outro lado, somados, todos os seus sete adversários têm só um ponto a mais. Considerando somente votos válidos, o governador crava 49,3% das intenções. Com 50% dos votos mais um, a fatura será liquidada em 2 de outubro.
Às vésperas das convenções partidárias, até 14 legendas estarão no palanque do atual governador. Assim, Caiado terá disparado o maior tempo de exposição nos programas de rádio e televisão e o maior número de candidatos a deputado estadual e federal ao seu lado. Mais que isso, terá aliados importantes em todos os 246 municípios de Goiás fomentando o seu projeto de reeleição.
Aos poucos, com zelo próprio de quem não quer perder aliados no caminho, Caiado formata uma enorme base de apoio. Essa máquina eleitoral formada por prefeitos (mais de 200 dos 246), vereadores, parlamentares e tantas outras lideranças estará nas ruas a partir de agosto para pedir votos para o candidato do União Brasil.
Para além do favoritismo apontado pela pesquisa, há fartos exemplos no passado e constatações do atual cenário eleitoral que aumentam as possibilidades de Caiado renovar seu mandato com sobras.
Histórico
Desde que o instituto da reeleição foi adicionado ao nosso sistema eleitoral, a maior parte dos candidatos que concorrem no exercício de seus mandatos consegue renovar seus mandatos. Em Goiás, apenas o ex-governador José Eliton (na época no PSDB), em 2018, saiu derrotado. Ele sucumbiu diante da obrigação de defender os desgastes de 20 anos de governos tucanos.
Antes, porém, os então governadores Marconi Perillo (PSDB) e Alcides Rodrigues (na época, no PP) conquistaram a reeleição, mesmo enfrentando uma oposição mais consistente que a atual e com governos mais mal avaliados.
Em 2002, o tucano venceu o então senador Maguito Vilela (MDB) no 1º turno. Quatro anos depois, Alcides largou muito atrás nas pesquisas e também superou Maguito, no 2º turno. Por fim, em 2014, em uma disputa acirrada, Marconi superou Iris Rezende (MDB) em dois turnos. Em todas essas disputas, a força da máquina governista foi decisiva para o desfecho da eleição.
Cenário novo
Pela primeira vez desde 1982, a disputa que se avizinha não tem o MDB como protagonista. A legenda aliou-se a Caiado no ano passado e, portanto, reforça o palanque governista. Assim, cabe ao ex-emedebista Gustavo Mendanha (Patriota) tentar liderar um bloco oposicionista, porém sem conseguir uma estrutura de campanha que lhe garanta competitividade.
Além dele, Marconi tentará convencer o eleitor a lhe dar um quinto mandato de governador. O Serpes e todas as outras pesquisas já divulgadas informam que não será fácil. O tucano conseguiu driblar a Justiça, se livrar de inúmeros processos e engavetar outros, mas os escândalos que protagonizou ainda não foram esquecido pelo eleitor.
Neste cenário, Caiado vai às urnas sustentando um governo que reconstruiu as finanças do Estado, apostou na regionalização da saúde, investiu pesado na educação e criou um leque de programas sociais para combater a pobreza, além de ter resolvido a questão da segurança pública. São muitas bandeiras consistentes para o pré-candidato explorar. Por mais torcida que possa haver de parte a parte, os fatos e a lógica das disputas em Goiás demonstram que a reeleição do governador Ronaldo Caiado é logo ali.