PDT escolhe Ana Paula Matos para ser vice de Ciro em chapa pura sem aliança
05 agosto 2022 às 15h19
COMPARTILHAR
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) escolheu nesta sexta-feira, 5, o nome da vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos, para ser vice de Ciro Gomes na disputa pela presidência da República, o que consolida a formação de uma chapa pura, ou seja, de pessoas da mesma legenda, sem a composição de alianças. Nas outras duas vezes em que concorreu ao Planalto, Ciro também optou por formar chapas puras.
Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada mostrou Ciro em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto, atrás de Lula (PT), que aparece com 47%, e de Jair Bolsonaro (PL), com 29%.
Ana Paula foi apresentada oficialmente em uma entrevista coletiva na sede do PDT, em Brasília. A candidata a vice fez um discurso no qual ressaltou o seu currículo – é advogada e administradora – e disse que, ao lado de Ciro, vai trabalhar pela defesa do desenvolvimento econômico e social.
“Eu me orgulho da minha história, da mulher negra que sou, mulher de pele parda que não tem lugar de fala, de quem sofreu preconceito pela cor da pele, mas que tem lugar de fala pelo combate ao racismo e a toda e qualquer forma de preconceito”, disse Ana Paula.
Ciro afirmou que, entre as colaborações da pedetista, estará a de ajudar no desenvolvimento do programa de governo. “Ela vem especialmente para me ajudar a fazer do meu governo um governo feminino. Nós todos somos vítimas do patriarcado, qualquer um de nós já reproduziu piada machista, mas isso só vai ser superado quando nos empoderarmos de verdade as mulheres”, afirmou o candidato à Presidência.
*Com informações do G1 e UOL