PDT anuncia apoio para Lula no segundo turno

04 outubro 2022 às 13h25

COMPARTILHAR
O partido do candidato à Presidência Ciro Gomes, PDT, anunciou nesta terça-feira, 4, que fará apoio unânime ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno das eleições. O apoio foi definido em reunião realizada entre lideranças pedetistas, incluindo o próprio Ciro, durante esta manhã.
Antes da definição, o presidente da sigla, Carlos Lupi, teria consultado a petista Gleosi Hoffman, para saber se Ciro seria bem recebido por Lula. O questionamento teve base nas farpas trocadas entre os candidatos, enquanto adversários na corrida do primeiro turno.
Além de Ciro Gomes, o PT também articula para garantir o apoio de Simone Tebet (MDB). O partido liberou diretórios para seguirem de forma independente. Lula já havia conquistado o apoio de 12 deles durante o primeiro turno, mas quer o nome de Tebet na campanha.
No discurso após a divulgação do resultado oficial das eleições, no último domingo, 2, Tebet declarou que tomaria uma posição. Pelo alinhamento de discursos no primeiro turno, é provável que o apoio seja confirmado a Lula.