De acordo com o levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, apresentado nesta quinta-feira, 25, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou a vantagem sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio Grande do Sul. Segundo a pesquisa, o candidato do Partido Liberal saltou de 39,3% para 42,4% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente caiu de 39,3% para 34,5%. Sendo que a margem de erro é 2,5 pontos percentuais.

Apesar da liderança, a situação não se reflete nos candidatos do presidente no estado. Por exemplo, o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) segue em primeiro nas pesquisas para o Governo, com 31,6% do percentual de votos, enquanto Onyx Lorenzoni (PL) teve 25,1% dos entrevistados. Sendo que outro candidato bolsonarista, o senador Luis Carlos Heinze (PP), aparece em 4ª lugar com 6,9% das intenções.

Pelo Senado, o ex-governador Olívio Dutra (PT) lidera as pesquisas com 25,2% do percentual, enquanto o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) está em segundo com 24,2%. Entretanto, com base na margem de erro, os dois podem estar empatados tecnicamente.

Ao todo, o instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores em 60 cidades do Rio Grande do Sul, entre os dias 20 e 24 de agosto, para realizar a pesquisa.