A votação no Tocantins começou tranquila nos 139 municípios do Estado, pontualmente às 8 horas da manhã deste domingo, 2. Ao todo, 1.094.003 eleitores tocantinenses estão aptos a exercer o direito de escolher os chefes do Poder Executivo Federal e Estadual, e os membros das Assembleias Legislativa, representação do Estado na Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A votação segue até às 17 horas.

Na capital, o eleitor José Luiz Ferreira da Silva, de 69 anos de idade, é um dos 198 mil eleitores que votam em Palmas. Ele aproveitou o primeiro horário da manhã para exercer a sua cidadania e destacou que o processo de votação é fácil e tranquilo. “O voto é muito importante, eu sempre fiz questão de votar em um candidato, nunca votei nulo ou branco, e a democracia é isso: a gente tem o direito de escolher e assim escolhemos aquele que achamos que é melhor e que tem as melhores propostas. Daqui a um ano não serei mais obrigado a votar, mas vou continuar votando enquanto eu puder”, disse.

Para o presidente do TRE-TO, o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, votar é um ato cívico e a participação do eleitor no processo democrático é muito importante. “O voto é o exercício da cidadania; é o cumprimento de um dever e de um direito, o direito de escolha de seus representantes e de seus governantes”, disse. “As eleições em todo estado estão ocorrendo de forma absolutamente tranquila, sem nenhuma ocorrência digna de nota e isso é muito importante, significa que o nosso povo tocantinense é um povo ordeiro e que valoriza o civismo”, complementou.

Ocorrências

Conforme balanço do Gabinete de Segurança Institucional do TRE-TO, a eleição segue tranquila em todo o estado. Até ao meio-dia nenhuma ocorrência de natureza grave tinha sido registrada.

Em relação às urnas eletrônicas, neste mesmo período, apenas sete máquinas foram substituídas em todo o Estado. Um percentual de 0,17 % do total de 3.957 urnas em uso.