Com foco em 2026, Marconi deve priorizar disputa pela Câmara Federal
04 agosto 2022 às 08h52
COMPARTILHAR
O futuro de Marconi Perillo (PSDB) nas eleições deste ano deve ser decidido nesta quinta-feira, 4, em reunião marcada com apoiadores em seu escritório em Goiânia, às 11h da manhã. Entre seguir com o plano de disputar o governo ou recuar para concorrer a Câmara Federal, o ex-governador e as lideranças do partido têm foco em 2026 para tomar a decisão.
Isso porque Marconi espera, agora, escolher o caminho que o deixaria mais forte para a disputa das próximas eleições estaduais, daqui a quatro anos. Atualmente, essa é a principal ponderação do grupo que debate o futuro do ex-governador, que até pouco tempo parecia já ter batido o martelo sobre a disputa.
De fato, o plano A de Marconi é seguir ao governo, mas a dificuldade em compor com partidos de centro e direita para fortalecimento de chapa e a limitação de possibilidades com as legendas do palanque de Lula (PT), obrigaram a revisão de planos. A própria relação com o PT, apesar de avançar nacionalmente, encontra obstáculos em Goiás, com alas do partido rejeitando veementemente a aproximação com o presidente regional do PSDB.
Entrave semelhante ocorre dentro do próprio partido do ex-governador, que, após fazer barulho para inflar a candidatura ao Palácio das Esmeraldas, discute a força da candidatura à Câmara. A opção é indicação da Executiva Nacional do partido e conta com apoio de pré-candidatos a deputado federal do PSDB, que poderiam ser beneficiados com a presença de Marconi como puxador de votos. Nos bastidores, fala-se da expectativa do ex-governador conseguir arrastar de dois a três deputados com seu desempenho nas urnas.
Com apoio da frente estadual que disputa as eleições e orientação nacional do PSDB, é provável que Marconi confirme o recuo ainda nesta manhã. Nesse cenário, a oposição já trabalha com a única possibilidade da candidatura ser para a Câmara Federal, mas se depender de Marconi, o plano A segue sendo o de enfrentar Caiado.