Lideranças partidárias respaldam gestão de Ronaldo Caiado
22 agosto 2022 às 17h20
COMPARTILHAR
Após o resultado da pesquisa Serpes/ O Popular revelar que Ronaldo Caiado (União Brasil) alcançou quase 63% dos votos válidos, o que aponta eleição tranquila já no primeiro turno, representantes de partidos políticos respaldam realizações da gestão para o apoio à candidatura a reeleição do governador. As lideranças disseram ao Jornal Opção que o atual chefe do Executivo soube administrar o estado durante todo o período de mandato, mesmo diante de todas as adversidades herdadas dos governos anteriores e da pandemia de Covid-19. Embora o governador tenha acertado em todas as áreas, a maioria elegeu a Segurança Pública a que mais se destacou.
Para o senador Luiz Carlos do Carmo (PSC), o resultado da pesquisa Serpes divulgado nesta segunda-feira demonstra o contentamento da população com a gestão. “Eu tenho total convicção de que o governador Ronaldo Caiado será eleito no primeiro turno, e a pesquisa Serpes confirma o que estamos sentindo nas ruas”.
Prova disso é o caráter republicano que o governador administra o estado. “Caiado se mostrou um verdadeiro republicano governando Goiás para todos os goianos. A sua gestão é 100% voltada para o bem comum. Ele pôs fim naquele jogo de interesses onde a política ó beneficiava alguns grupos e famílias. Caiado tem governado para os mais de 7 milhões de goianos”, frisa do Carmo.
Apesar das consequências das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o senador enaltece a habilidade do governador em saber contorná-las. “O Caiado assumiu o estado em 2018 e mesmo tendo que enfrentar uma pandemia, em 2020, e logo após uma guerra, conseguiu colocar as contas em dia e priorizar a saúde de todos nós, abrindo leitos de UTI e garantindo atendimento médico a quem precisasse. Não tenho dúvidas de que o governador conseguiu salvar muitas vidas durante essa pandemia”, elogia.
De acordo com o candidato à reeleição a deputado federal Adriano do Baldy (Progressistas), o governador Caiado conseguiu manter a gestão equilibrada. “Foi o único estado da federação que conseguiu realizar a recuperação fiscal. Ele apresentou um plano de trabalho sério, por isso, teve a chancela do presidente da República, além da bancada federal goiana. O governador faz parcerias com os prefeitos goianos, de todos os partidos, o que chancela a avaliação positiva de sua gestão”.
Na avaliação do vereador de Goiânia e candidato a deputado federal Thialu Guiotti (Avante), a forma republicana de gerir o estado motivou a legenda a apoiá-lo para o projeto de reeleição. “Prova disso é que ele ganhou em 2018 com o apoio de 14 prefeitos e agora chega ao final do mandato com mais de 200. Essa é a forma mais clara e cristalina de um governo que vai à reeleição e prova que trabalhou de forma plural”, afirmou ao Jornal Opção.
O presidente estadual da sigla pontua que o governador soube gerir o estado durante a pandemia de Covid-19. “Mesmo com todas essas dificuldades, o governador demonstrou um espírito de união, independente de sigla partidária. Prova disso é que todos os compromissos com as prefeituras foram honrados durante esse período”, diz.
O secretário Nacional do Podemos e candidato a deputado estadual Felipe Cortez diz que o governador Ronaldo Caiado “limpou” a imagem de Goiás para o restante do Brasil e do mundo. “Ele é um governador sério. Limpou a imagem de Goiás para o Brasil e mundo. O estado só vivia nas páginas policiais e hoje é o terceiro que mais cresce. Temos também a melhor Segurança Público do País”. Para ele, todas essas qualidades motivaram as lideranças da sigla a apoiar a administração caiadista à frente do governo estadual.
Segurança Pública
Apesar de elogiarem todas as áreas da gestão, a Segurança Pública foi a que mais se destacou, na análise das lideranças partidárias. Goiás está mais seguro e tem destaque nacional na queda de crimes violentos. É o que mostram os dados divulgados no fim de junho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, por meio da publicação do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento reúne informações de todos os Estados brasileiros e divulga a evolução da segurança pública no País.
De acordo com o estudo, Goiás está entre os três Estados com a maior queda no número de vítimas de assassinatos em 2021, em comparação a 2020. O levantamento apontou que a média nacional é de redução de 6,6%. Com redução expressiva contínua, Goiás, com 7,2 milhões de habitantes, se manteve em lugar de destaque com recuo de 19%. O Estado ficou atrás somente do Acre, com população estimada em 734 mil habitantes, e queda de 39,6%; e de Sergipe, com recuo de 27% – população de pouco mais de 2 milhões de pessoas.
Observando a série histórica de ocorrências de homicídios dolosos, Goiás registrou o menor número de crimes desde 2011. “Esses dados significam vidas que foram preservadas, respeito e liberdade para o cidadão andar e caminhar com sua família”, endossou o governador Ronaldo Caiado diante dos indicadores divulgados no estudo. “Este é um compromisso do Governo de Goiás: a sociedade goiana tem de viver com tranquilidade. Não pode ser admoestada por aqueles que acham que vão ter espaço na criminalidade e vão ter proteção ou vista grossa do Estado”, completou.