Levantamento mostra que 12 governadores podem ser eleitos já no 1° turno
31 agosto 2022 às 13h50
COMPARTILHAR
Um levantamento realizado pelo portal de notícias Metrópoles, com base nas pesquisas eleitorais mais recentes, apontou que 12 candidatos ao Governo poderão ganhar as eleições ainda no primeiro turno. Um dos nomes que aparece na pesquisa é o do governador Ronaldo Caiado (UB) que, segundo a pesquisa O Popular/Serpes, aparece com 62,9% dos votos válidos em Goiás.
O levantamento também listou os candidatos ACM Neto (UB-BA), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Renato Casagrande (PSB-ES), Mauro Mendes (UB-MT), Romeu Zema (Novo-MG), Helder Barbalho (MDB-PA), Ratinho Jr. (PSD-PR), Silvio Mendes (UB-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), Teresa Surita (MDB-RR) e Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO) como outros nomes que podem conseguir as eleições com apenas um turno.
Lembrando que para conseguir a maioria para não haver segundo turno, o candidato precisa ter mais de 50% dos votos válidos, sem contar brancos ou nulos.
Entre os nomes favoritos na disputa pelo pleito de governador, é possível destacar que todos, menos ACM Neto na Bahia e Silvio Mendes no Piauí, estão concorrendo a uma reeleição.
De acordo com professor de Ciência Política da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS-UFG), Pedro Santos Mundim, um fator importante para esse fenômeno seria a avaliação positiva do governo por parte da população. “Gestores que fazem bons governos tendem a se reeleger ou fazer sucessores. Isso é um dado bem claro, tanto do ponto de vista teórico quanto do empírico”, explicou o cientista político.
Um exemplo disso, de acordo com a pesquisa do instituto Serpes, seria o próprio candidato goiano que tem a administração aprovada por 41,5% dos eleitores goianos, sendo 7,9% avaliando como ótimo e 33,6% classificando como bom. Além de uma taxa de 13,9% de reprovação, com 8,7% considerando a gestão como péssima e 5,2% julgando como ruim.