Justiça suspende pesquisa Exata por omissão de nome de candidatos
23 setembro 2022 às 16h08
COMPARTILHAR
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) suspendeu a divulgação da pesquisa eleitoral Exata, contratada pela Associação Comercial e Industrial das Confecções do Estado de Goiás (Aciceg), registrada sob o número GO-00911/2022, por omitir o nome de candidatos ao Senado em questionário. Prevista para divulgação a partir deste sábado, 24, a pesquisa fica suspensa e, em caso de descumprimento da ordem, gera o pagamento de multa no valor de R$ 50 mil.
A decisão foi tomada após ação protocolada pela candidata pela Federação Brasil Esperança de Goiás (PT, PCdoB e PV), Denise Carvalho (PCdoB). Além de seu nome, a pesquisa não apresentou os nomes de Antônio Paixão (PCO), Leonardo Rizzo (Novo) e Manu Jacob (Psol). A ação também apresenta que ausência da nominata completa dos candidatos a presidente da República e a governador.
Em nota, a presidente da Federação e do Partido dos Trabalhadoers em Goiás, Katia Maria, manifestou apoio à Denise Carvalho e que teve o nome ausente da pesquisa. “Solidarizamos com a companheira Denise Carvalho, que vem sofrendo violência política de gênero e demais candidatas que não foram citadas na referida pesquisa.
Após a emissão da decisão, os responsáveis pela pesquisa têm o prazo de até dois dias para apresentação de defesa.