Embaixada dos EUA diz que eleições brasileiras são modelo para todas as nações
20 julho 2022 às 11h49
COMPARTILHAR
Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) fazer uma série de ataques às urnas eletrônicas e disseminar notícias falsas sobre a confiabilidade do sistema de votação do País durante reunião com embaixadores na última segunda-feira, 18, a Embaixada dos Estados Unidos defendeu a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro. A instituição disse que o sistema é um exemplo mundial e que as eleições “servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”. O comunicado foi publicado na noite dessa terça-feira, 19, e destacou que as eleições do Brasil “servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”.
“As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”, diz a nota.
“Como já declaramos anteriormente, as eleições do Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores”, completa.
A embaixada diz ainda que está confiante na lisura do processo deste ano, que deve refletir sobre o desejo do eleitorado brasileiro. “Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia”, concluiu.