Em dez anos, número de eleitores com deficiência aumenta 132% em Goiás
22 agosto 2022 às 19h17
COMPARTILHAR
Goiás tem 24,5 mil eleitores com deficiência no pleito de 2022. Nos últimos dez anos, este eleitorado aumentou 132% no estado, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão divulga estes dados específicos, a respeito de cada estado, levando em conta os números de 2012 em diante. Naquela época, eram 10,5 mil eleitores com este perfil em Goiás.
Em todo o estado, são 2.279 locais de votação com acessibilidade e 10.010 mil seções eleitorais acessíveis, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) ao Jornal Opção. Local de votação é o próprio endereço, que pode ser uma escola ou universidade, por exemplo. Cada local de votação abarca várias seções.
Em 2022, os eleitores com deficiência representam 0,5% do total de 4,8 milhões do eleitorado goiano. Segundo o TSE, 30% do eleitorado com deficiência têm dificuldade de locomoção. Outros 17% têm deficiência visual e 9,5% são pessoas com deficiência auditiva. Do total, 4,6% têm dificuldade para o exercício do voto e 37,7% estão especificados como “outros”, na parte que detalha os tipos de deficiência na página do Tribunal.
O órgão estabeleceu para a última quinta-feira, 18, o fim do prazo para que pessoas com deficiência pudessem pedir transferência para votar em um local com acessibilidade. Novos recursos de acessibilidade foram instalados nas urnas em 2022, segundo o Tribunal.
As urnas terão tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Um vídeo feito por intérprete em Libras também será apresentado, indicando qual cargo está em votação no momento: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador ou presidente. Para pessoas cegas ou com baixa visão, o TSE informou que haverá sistema Braille e identificação da tecla 5 nos teclados da urna e também fones de ouvido para que o eleitorado receba sinais sonoras com a indicação do número e do nome do candidato selecionado.