O governador Ronaldo Caiado (UB) participou de encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL), no Palácio da Alvorada, em Brasília, na manhã desta quinta-feira, 6. Além do presidente, estiveram presentes o líder da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e outros governadores e deputados federais eleitos no último domingo.

No encontro, Caiado reforçou o apoio já anunciado durante a tarde de quarta-feira, 5, e destacou as parcerias feitas com o governo federal para o progresso do Estado. “Em nome do povo goiano, venho declarar apoio à reeleição de Vossa Excelência por motivos claros”, declarou em entrevista coletiva.

Ainda segundo Caiado, a decisão por acompanhar o atual presidente da República segue orientação de seu partido, o União Brasil, que teve como candidata ao Palácio do Planalto a senadora pelo Mato Grosso do Sul Soraya Thronicke

Entre os pontos apontados pelo governador, estão parcerias feitas entre gestão federal e estadual para avanços nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança em Goiás. “Nunca disputamos com o Governo Federal. Pelo contrário, fizemos parcerias”, citando, por exemplo, complementos de projetos como Mães de Goiás a iniciativas federais, como o Auxílio Brasil.

Caiado também destacou os feitos da primeira gestão, ampliando a intenção do projeto governamental para o novo exercício no governo. “Nos nossos primeiros mandatos, a marca foi o combate à corrupção e o respeito ao dinheiro público. O nosso segundo momento será, com certeza, o de romper com o ciclo da pobreza e tornar isso como referência do que conseguimos pavimentar até aqui”, pontuou.

O governador destacou ainda o trabalho feito na segurança pública em Goiás onde, como gosta de citar “o bandido muda de profissão ou muda de Estado, onde prevalecem a segurança e a ordem”.

Além de Caiado, estiveram presentes outros três governadores reeleitos em primeiro turno: Gladson Cameli (PP), do Acre; Mauro Mendes (UB), do Mato Grosso; e Antônio Denarium (PP), de Roraima, que também apoiam o presidente Bolsonaro.

Entre nomes não presentes, também já manifestaram apoio ao atual presidente os governadores Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Romeu Zema (Minas Gerais), Ratinho Júnior (Paraná), Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Rodrigo Garcia (São Paulo).

Apoio

Após reunião com cerca de 230 prefeitos goianos, o governador Ronaldo Caiado declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro na tarde dessa quarta-feira, 5. No Palácio das Esmeraldas, acompanhando Caiado, estavam o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e o prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar (UB).

Na ocasião, o governador recordou a trajetória de militância na direita goiana e convidou os prefeitos e deputados para acompanhá-lo até a capital federal, para se encontrarem com Bolsonaro.