O eleitor que precisa da emissão de uma segunda via do título eleitoral, seja por perda, extravio ou outra razão, tem até esta quinta-feira, 21, para solicitar a emissão de uma segunda via. O pedido deve ser feito no cartório eleitoral da zona onde está feito o cadastro.

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor só pode emitir uma nova via se estiver em dia com a Justiça Eleitoral. Sendo assim, quem estiver com débitos pendentes – como multas por ausência na votação ou em outro compromisso eleitoral, como o de mesário, por exemplo – não consegue realizar o procedimento.

Para 2022, qualquer eleitor com a situação regular e em dia pode acessar a seção de Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE, e buscar a opção de “Imprimir o título eleitoral” para emitir uma cópia do documento em casa.

Caso não consiga a emissão da segunda via a tempo, o eleitor não perde o direito de votação. Além do título, qualquer cidadão com documento oficial com foto – como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou passaporte – pode votar. Além disso, a Justiça Eleitoral já permite que o eleitor apresente a versão digital, e-Título- antes de votar. O aplicativo pode ser obtido gratuitamente nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store.