O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pré-candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Edward Madureira, está articulando a criação de uma bancada da educação e da ciência. De acordo com o professor, o movimento busca levantar as bandeiras no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas, em defesa de pautas como o Plano Nacional de Educação (PNE) e autonomia universitária.

“O Brasil convive com números na educação e na ciência que não são compatíveis com o desenvolvimento do país”, afirmou o ex-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em entrevista para o Jornal Opção. “Temos menos de 20% de jovens, entre 18 e 24 anos, na educação superior e ainda convivemos com níveis extremamente elevados de analfabetismo. O número do percentual de portadores de curso superior no país também é muito baixo. Fora que a carreira dos professores na educação básica não é nada atrativa”, completou.

Segundo Edward, os problemas na educação e na ciência podem levar a uma consequência muito séria para o Brasil: a perda de cérebros.

“Praticamente metade dos estudantes do ensino médio não terminam o secundário. Imagine a gravidade, quantos milhões de cérebros a gente perde a cada ciclo desses. Os que conseguem furar essa barreira e ingressar na pouca oferta de educação superior, ainda abandonam o curso no meio por falta de perspectivas e condições de permanência. Depois, acontece o mesmo na pós-graduação, com a falta de bolsas e baixo valor delas que impede que essas pessoas de avançarem. Por fim, aqueles que passaram por tudo isso, muitas vezes não encontram oportunidades viáveis para exercerem o seu potencial, sendo convidados para o exterior e abandonam o país”, explicou o ex-reitor da UFG.

Madureira também conta que começou o movimento com o professor Jerônimo Rodrigues, ex-reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG) e pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Os dois conversaram com representantes da ciência nacional para apresentar as ideias, o que cresceu ao ponto de gerar o manifesto “Educação e Ciência para reconstruir o país” com o objetivo de concretizar a bancada.

Hoje o movimento conta 120 pré-candidatos em todo o país, incluindo nomes de Edward Madureira e Jerônimo Rodrigues, com pretendentes aos pleitos de deputado estadual, deputado federal, senador e governador. Também assinaram os goianos: Antônio Gomide (PT), Bia de Lima (PT), Fábio Junior (PT), Fabrício Rosa (PT), Julio Anderson (PT), Kátia Maria (PT), Luis Cesar Bueno (PT), Manu Jacob (PSOL), Marina Sant’Anna (PT), Marta Quintiliano (PT), Mauro Rubem (GO) e Wesley Costa (PSB).