Sem o nome do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) – que confirmou a pré-candidatura ao Governo, mas segue com futuro indefinido –, a pesquisa Real Time Big Data simulou dois cenários diferentes para a disputa do Senado. No primeiro, o deputado federal Delegado Waldir Soares (UB) lidera as intenções de votos, mas caiu de 19% para 15%, em comparação ao levantamento do dia 23 de junho. Na sequência, a surpresa da vez é o ex-senador Wilder Morais (PL), que saiu de 5% para 10%. Diferente do adversário, do mesmo campo bolsonarista, João Campos (Republicanos) recuou de 12% para 9%. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira, 28, pela Record TV Goiás.

Ao Jornal Opção, o deputado federal Delegado Waldir afirmou que recebe o resultado da pesquisa com humildade e frisa que ela retrata o momento atual. “A campanha ainda não começou e, nesse momento, o eleitor ainda tende a escolher os nomes que são mais conhecidos e mais familiares a ele”, destaca. Segundo ele, o grupo político está trabalhando ainda para aglutinar e agregar mais forças políticas, empresariais e da sociedade em torno da proposta ao Senado. “Paralelo a isso, vou me tornando mais conhecido. Acredito que, quando a campanha começar de fato, teremos muito a apresentar e o eleitor saberá avaliar melhor, comparar os projetos e escolher o melhor nome. Eleição não se ganha de véspera”, pontua.

O ex-senador Wilder Morais comemora o crescimento na última pesquisa e destaca o legado dos trabalhos já realizados. “A partir de agora está se afunilando [a corrida para o Senado] e notamos que os eleitores vão nos acompanhar mais. Já fui senador, secretário de Infraestrutura, Indústria e Comércio. Trabalhei muito para os 246 municípios goianos. Modéstia à parte, fui o parlamentar que mais trouxe recursos para as cidades. Também acredito na ligação que temos com o presidente Jair Bolsonaro. O fato de termos uma chapa já definida há algum tempo contribui. O Major Vitor Hugo me ajuda muito e vice-versa”, afirmou ao Opção.

Outro cenário

No segundo cenário simulado pela Real Time Big Data, sem o nome do delegado Waldir e com o nome do deputado federal Zacharias Calil, o médico aparece empatado com o ex-senador Wilder Morais (PL) com 10% das intenções de voto. Presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy e o deputado federal João Campos têm 9%, empatados dentro da margem de erro. O senador Luiz do Carmo (PSC), que desistiu da disputa, e o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), possuem 3% das intenções de voto. A pesquisa foi registrada no TRE-GO com o protocolo GO-08274/2022.