Pesquisa do Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira,18, mostra que o presidente Jair Bolsonaro cresceu nas intenções de voto, alcançando os 32%. O ex-presidente Lula se manteve estável nos 47%. As estimativas são para primeiro turno.

Na pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são informados ao eleitor – o petista manteve o percentual e o presidente avançou três pontos em relação à pesquisa anterior, feita na última semana de julho.

Já na pesquisa espontânea, quando não são listados os nomes, Lula é o mais citado com 40%, seguido por Bolsonaro (28%). Dos eleitores ouvidos, 22% ainda não decidiram em quem votar. 

O Datafolha ouviu 5.744 pessoas em 281 cidades, a partir de terça (16), data do começo da campanha nas ruas. A pesquisa foi contratada pela Folha e TV Globo. A pesquisa foi registrada no dia 12, antes da retirada da candidatura de Pablo Marçal (Pros). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Intenção de voto na pesquisa estimulada

Lula (PT): 47%

Jair Bolsonaro (PL): 32%

Ciro Gomes (PDT): 7%

Simone Tebet (MDB): 2%

Vera (PSTU): 1%

Pablo Marçal (PROS): 0%

Roberto Jefferson (PTB): 0%

Felipe d’Avila (NOVO): 0%

Sofia Manzano (PCB): 0%

Léo Péricles (UP): 0%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0%

Eymael (DEMOCRACIA CRISTÃ): 0%

Em branco/nulo/nenhum: 6%

Não sabe: 2%

Rejeição e segundo turno

A pesquisa aponta ainda que 51% dos entrevistados não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. A rejeição do ex-presidente Lula é de 37%. A quantidade de eleitores que rejeitam um candidato é termômetro importante que pode definir a eleição no cenário de um segundo turno. O atual presidente lidera o nível de rejeição, seguido por Roberto Jefferson (PTB) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 25%. Em seguida, a lista de rejeição tem Eymael (DC, com 19%), Léo Pericles (UP, com 18%), Vera (PSTU, com 18%), Felipe d’Ávila (Novo, com 17%), Simone Tebet (MDB, com 17%), Soraya Thronicke (União Brasil, com 16%) e Sofia Manzano (PCB, com 16%). Pablo Marçal (Pros), que teve candidatura retirada pelo partido, obteve 18% de rejeição.

Em relação ao segundo turno, caso seja necessário, 54% votariam em Lula e 37% em Bolsonaro.  Na rodada anterior do levantamento, o petista alcançava 55% e Bolsonaro tinha 35% na disputa direta.

Perfis dos eleitores de Lula e de Bolsonaro

Segundo a pesquisa do Datafolha, Lula vai melhor entre os mais pobres – que ganham até dois salários mínimos (55%) – entre os que se declaram pretos (60%), que recebem Auxílio Brasil (56%), que moram no Nordeste (57%) e ainda pessoas que são homossexuais ou bissexuais (69%).

Já Bolsonaro tem maior intenção de voto entre os mais ricos (43%) – com renda maior que dez salários mínimos – moradores da região Norte (43%), autodeclarados brancos (38%) e evangélicos (49%).