Conheça os mais de 60 municípios goianos onde têm mais eleitores que habitantes
23 setembro 2022 às 16h55
COMPARTILHAR
Cerca de 60 municípios goianos têm mais eleitores cadastrados do que toda a população considerada pela projeção do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atualizada em julho do ano passado. Para se ter ideia, em Abadia de Goiás, na região metropolitana de Goiânia, há 9.158 habitantes, porém, tem 12.229 eleitores. A diferença é de 3.071 pessoas.
No entanto, a maior discrepância foi encontrada no município de Campos Belos. Lá, a quantidade de eleitores corresponde a quase o triplo de habitantes. São 4.043 eleitores contra 1.526 habitantes. “Os cruzamentos de dados têm uma diferença grande, porque o IBGE infelizmente faz censo de 10 em 10 anos. Nesta década, piorou, foram 12 anos de diferença. Nos países desenvolvidos são feitos de 5 em 5 anos os censos demográficos, onde é possível obter informações mais fidedignas”, pontuou o prefeito de Campos Belos, Haroldo Naves (MDB), que preside a Federação Goiana dos Municípios (FGM).
Segundo ele, esse tempo longo do IBGE é prejudicial aos municípios, não apenas nas questões financeiras, mas para a implementação de políticas públicas. “Tivemos municípios que foram bastante prejudicados durante as campanhas de vacinação”, recorda. O presidente salientou que os municípios tiveram trabalho para comprovar a quantidade de habitantes. Isso foi feito por meio de cadastros do Cadúnico e serviços de ligações de energia elétrica e água; e pelo número de matrículas de alunos nas redes de ensino, por exemplo.
Confira a lista completa dos 62 municípios com mais eleitores do que habitantes: