Com o fim do período para as convenções, os partidos oficializaram oito candidaturas à corrida ao Palácio das Esmeraldas. Por trás de toda campanha bem sucedida, além do candidato, tem uma equipe qualificada planejando todas as ações, e para isso, é importante que haja uma pessoa, encarregada de gerir toda essa equipe: coordenador-geral de campanha. Para administrar todas essas atividades e responsabilidades, o perfil dessa pessoa, além de ser estratégico, precisa ser organizado, delegar funções, saber lidar com a equipe, saber gerir uma crise e o mais importante, entender as leis eleitorais.

Consultores políticos afirmam que não é uma boa ideia deixar a coordenação da campanha nas mãos do próprio candidato. O coordenador-geral deve ser o rosto da campanha. Suas energias devem estar voltadas para a comunicação com o eleitorado, para o qual deve dedicar a maior parte de sua agenda. A parte estratégica da campanha está nas mãos dessa pessoa.

Conheça os coordenadores de campanha dos candidatos ao Governo de Goiás:

Ronaldo Caiado (União Brasil)

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), recuou da disputa ao Senado, mas continuará no pleito deste ano. Isto, porque ele aceitou ser coordenador-geral da campanha à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) nesta segunda, 8. O anúncio ocorreu no diretório estadual do PSD.

“Tenho certeza de que, com o respeito dos auxiliares do governador Ronaldo Caiado e de todas as pessoas que trabalham em sua linha política, eu não terei dificuldade de convergir, de dialogar e de agregar cada vez mais. Chegou o momento de colhermos os frutos de tudo aquilo que foi plantado ao longo desses anos. Goiás está preparado para um salto ainda maior de desenvolvimento e estamos aqui para isso, para somar forças e vencer essas eleições no primeiro turno”, declarou Lissauer.

Gustavo Mendanha (Patriota)

Um dos assuntos mais comentados durante o lançamento do apoio do Republicanos à candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota) foi a indefinição a respeito da coordenação geral da campanha do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. O marqueteiro da campanha, Jorcelino Braga, explicou ao Jornal Opção que dentro do organograma da campanha não existe a figura do coordenador geral. Há o núcleo central, formado pelos candidatos a governador (Gustavo Mendanha), vice (Heuler Cruvinel) e senador (João Campos). Além deles, mais oito núcleos de trabalho, que são: plano de gestão, infraestrutura e logística, financeiro, administrativo, contábil, político, marketing e o jurídico, além da agenda.

Major Vitor Hugo (PL)

Sem definição, o candidato Major Vitor Hugo (PL) ainda não possui um coordenador-geral de campanha. No entanto, o senador Valderlan Cardoso (PSD) assumiu a coordenação política. Ele, inclusive, disse que exerceu um papel fundamental para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) batesse o martelo na escolha do deputado federal como candidato ao Palácio das Esmeraldas.

Wolmir Amado (PT)

Até o fechamento desta reportagem, o PT não havia respondido aos questionamentos do Jornal Opção. O espaço segue aberto para novas manifestações.

Edigar Diniz (Novo)

Guilherme Naves, goiano, graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), especializado em gestão empresarial pela FGV, com experiência em gestão de processos e pessoas. Católico e membro da Associação Guardiões do Amor Maior.

Cíntia Dias (Psol)

Até o fechamento desta reportagem, o Psol não havia respondido os questionamentos do Jornal Opção. O espaço segue aberto para novas manifestações.

Helga Martins (PCB)

Guilherme Martes Martins, 33 anos, auxiliar administrativo no Sintef-GO (Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Tecnológicas Federais – Goiás). É educador popular com 7 anos de experiência em projetos de alfabetização de adultos e pré-vestibulares, na área rural e na cidade. Atualmente faz parte da Coordenação do Cursinho Popular Comunidade FazArte, projeto de Extensão Popular pré-vestibular da UFG com 17 anos de atuação. Faz parte do Comitê Regional do PCB-Goiás e do Comitê Central do PCB (Nacional). É a quarta coordenação de campanha que dirige (2016, 2018, 2020 e 2022).

Professor Pantaleão (Unidade Popular)

Douglas Gaspar, 25 anos, nascido e criado em Goiânia. Graduado em Economia pela UFG e atua como Analista de Projetos. Partidariamente, construo a Unidade Popular desde 2016 e auxiliei na fundação do Partido. Hoje estou Presidente do Diretório Estadual em Goiás.