O processo de construção das chapas majoritárias e proporcionais está chegando ao fim com a proximidade do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias, que começou no dia 20 de julho e se encerra em 5 de agosto. Até lá, os pré-candidatos ao Governo de Goiás intensificaram as articulações. Os principais nomes buscam se fortalecer diante das bases e selar novas alianças.

Até o momento, o Estado possui, ao menos, nove pré-candidatos que querem ser o próximo governador de Goiás. Com um nome novo e duas mulheres no pleito, Goiás está entre as unidades federativas com maior número de postulantes ao cargo.

Confira a movimentação dos pré-candidatos ao Governo por Goiás:

Ronaldo Caiado (União Brasil)

O governador Ronaldo Caiado (UB), pré-candidato à reeleição, tem se reunido com prefeitos de todas as regiões de Goiás. Nesta sexta-feira, 22, ele promoveu um encontro com gestores municipais da região Sudoeste. Além disso, nessa semana visitou também obras de pavimentação de rodovias estaduais.

Marconi Perillo (PSDB)

Recém-oficializado a pré-candidatura ao Governo de Goiás, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) quer “carta branca” da legenda para formatar a coligação. A chapa ainda depende de um nome para concorrer ao Senado e outro para vice. Nos bastidores voltaram a circular que o tucano dialoga com o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva para uma possível composição entre as duas legendas.

Gustavo Mendanha (Patriota)

Ao contar apenas com deputado federal João Campos (Republicanos) ao Senado, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), busca um nome consistente e com partido para compor a vice-governador. Nessa semana ele visitou as cidades do interior goiano, como o Entorno do Distrito Federal, e conversou com aliados.

Major Vitor Hugo (PL)

O retrato do bolsonarismo em Goiás, o fiel apoiador do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), é a carta na manga da direita conservadora em Goiás. Durante a semana ele se reuniu com aliados e visitou um clube de tiros em São Luis de Montes Belos. Além disso, visitou cidades como Rio Verde, Indiara, Sanclerlândia e Paraúna.

Wolmir Amado (PT)

Apesar da possível composição do PSDB com o PT, dirigentes do partido de esquerda reforçam que Wolmir Amado continua sendo o pré-candidato ao Governo de Goiás da legenda. Nas redes sociais, o pré-candidato concilia publicações de agenda com postagens de fácil leitura onde apresenta tanto a si mesmo, quanto questões que deseja apresentar com os seguidores. Ele realiza reuniões com correligionários e se reuniu e nessa semana se encontrou com membros da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP).

Edigar Diniz (Novo)

O partido Novo agendou a realização da convenção eleitoral para este sábado, 23. Edigar Diniz deve ser confirmado ao Governo de Goiás e Leonardo Rizzo ao Senado. Enquanto isso, ele também visita as cidades do interior goiano em busca de apoio político. Nessa semana, o pré-candidato foi até Guarani e Posse, no Norte de Goiás.

Cíntia Dias (PSOL)

Após mudanças, a presidente estadual do PSOL em Goiás, Cíntia Dias, foi escolhida como pré-candidata ao Governo de Goiás pela sigla. Ela entrou no lugar do professor Weslei Garcia, que agora tentará um cargo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), indo para a sua terceira disputa pelo cargo. Dias participa diariamente de atos vinculados a pautas de defesa da esquerda, como em defesa da Amazônia, povos indígenas e ribeirinhos, direitos da comunidade LGBTQIA+, das mulheres, negros, dentre outras.

Helga Martins (PCB)

Com o Instagram bloqueado e Twitter sem publicações, a professora do curso de Direito na Universidade Federal de Jataí (UFJ) Helga Martins (PCB) não se apresenta como pré-candidata nas redes sociais. As únicas formas de conhecê-la como possível postulante ao cargo é lendo o pouco material jornalístico que é publicado sobre ela na imprensa local.

André Antônio (PROS)

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros), lançou, durante reunião em Brasília nesta quarta-feira, 20, o nome do empresário André Antônio Ferreira como pré-candidato ao governo de Goiás. Especialista em Internacionalização de Negócios, André já executou planejamento estratégico para mais de 250 empresas no Brasil e no Exterior.

O pré-candidato é conhecido internacionalmente por sua capacidade de planejamento, organização e pelo uso de Business Plan Arrojado para mudança de resultados das empresas. Atualmente André Antônio possui escritório de negócios nos EUA.