Caravanas bolsonaristas goianas se mobilizam para atos do 7 de Setembro em Brasília
06 setembro 2022 às 09h47
COMPARTILHAR
Apoiadores goianos do presidente Jair Bolsonaro (PL) se organizam para ir a Brasília no ato de 7 de Setembro de 2022. O preço da passagem para sair na caravana de Goiânia ou Anápolis às 3h da madrugada sai no valor de R$ 40. O pagamento e negociação é feito pelo WhatsApp. De acordo com organizadores, são previstos, até agora, dez ônibus saindo do estacionamento de um ginásio da capital.
Para ajudar a causa, tem pessoas que até patrocinaram a ida de outras, pagando a passagem para quem não tem condições. A previsão de retorno é 12h, após desfile militar, segundo organizadores. A convocação nos grupos de mensagens e nas redes sociais continua sendo feita a pleno vapor.
Cidades goianas mais distantes também estão organizando caravana para Brasília, caso de Mineiros. Nesse caso, a passagem é gratuita, além de ter água e lanche dentro dos ônibus. Os agricultores da cidade estão pagando pelo menos dois ônibus para levar manifestantes para o 7 de Setembro, mas o número de veículos pode aumentar, dependendo da demanda. Bolsonaristas do interior do estado também se organizam para ir até Goiânia ou Anápolis de carro, para em seguida seguir na caravana de ônibus.
PM fecha Esplanada
Caminhoneiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) chegaram na noite desta segunda-feira, 5, para os atos convocados para o 7 de setembro, na próxima quarta, 7. O fechamento da Esplanada dos Ministérios estava prevista para a meia-noite desta segunda-feira, 5, devido à chegada das caravanas, viaturas policiais já fecharam o eixo monumental.
O Detran confirmou o fechamento das vias. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal se manifestou por meio de nota. “O acesso à Esplanada dos Ministérios foi bloqueado preventivamente, no início da noite desta segunda-feira, 5, conforme possibilidade prevista no planejamento inicial.O fechamento antecipado da área tem objetivo de impedir a permanência e fluxo de veículos no local, para montagem das estruturas do desfile cívico e demais ações de segurança previstas. O acesso a pé segue liberado”, disse o órgão. Ainda de acordo com a secretaria, o grupo de caminhoneiros foi orientado e seguiu rumo ao Eixão Sul.
Para acessar a Praça dos Três Poderes, o público terá de passar por uma revista da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A Cavalaria, o BPCães (Batalhão de Policiamento com Cães) e o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) darão apoio à operação. Além disso, as forças de segurança não permitirão o acesso ao local com objetos cortantes, como vidros, fogos de artifício e hastes para bandeiras, além de outras armas em geral.