Candidatos ao governo estreiam no rádio e na TV; veja o tempo de cada um
26 agosto 2022 às 09h35
COMPARTILHAR
A partir desta sexta-feira, 26, os candidatos ao governo de Goiás poderão veicular suas propagandas eleitorais em rádios e televisões. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a chapa “Pra Seguir em Frente”, encabeçada pelo candidato à reeleição Ronaldo Caiado (UB), é a que dispõe de maior tempo, com 5min6s, tendo mais que o do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem direito a 3 minutos e 39 segundos por bloco.
Mesmo não tendo pontuado na pesquisa do Ipec, divulgada na noite desta segunda-feira, 25, pela TV Anhanguera, Wolmir Amado (PT) conta com o segundo maior tempo de propaganda eleitoral gratuita. A coligação do candidato é formada pela federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) e pelo PSB. A federação tem 70 representantes no Congresso e, por isso, direito a 1 minuto, 28 segundos e 94 centésimos de propaganda. Já o PSB, com 32 representantes, tem direito a 40 segundos e 66 centésimos. No total, ele tem direito a 2min19s. O tempo de programa do petista Wolmir é a soma das fatias disponíveis para a federação e para o PSB.
A chapa “Estado Inteligente”, do candidato Gustavo Mendanha (Patriota), terá 58 segundos. Apesar de seu filho, Daniel Vilela (MDB), ser candidato a vice-governador de Ronaldo Caiado (União Brasil), Maguito Vilela terá presença na campanha do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Para o emedebista, porém, a estratégia é uma confissão pública de que Mendanha ainda precisa se sustentar nos programas de Maguito.
Apesar da chapa do presidente Jair Bolsonaro ter 2 minutos e 38 segundos por bloco, o tempo, entretanto, de Major Vitor Hugo (PL) ficou reduzido a 51 segundos. Cíntia Dias (PSOL) ficou com 23 segundos e Edigar Diniz (Novo) com 20 segundos. Já a candidata Professora Helga Martins (PCB) e os candidatos Professor Pantaleão (UB) e Vinícius Paixão (PCO) não terão participação no programa de rádio e televisão porque seus partidos não atingiram a cláusula de barreira (norma que impede ou restringe atividades de partidos que não alcançam determinado porcentual de votos).
No total, os programas de candidatos a governador duram o total de 10 minutos. Além disso, serão veiculados nas segundas, quartas e sextas-feiras. Na TV, a propaganda eleitoral gratuita ocorrerá entre 13h15 e 13h25 e de 20h45 à 20h55. No rádio, os programas serão divulgados de 7h15 a 7h25 e de 12h15 a 12h25.