Após o fim do período para registro de candidaturas, nesta segunda-feira, 15, a campanha eleitoral começa oficialmente amanhã,16. Para combater fake news, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, onde o eleitor pode fazer denúncias.

Neste canal, podem ser denunciados, por exemplo, o uso de contas falsas se passando pela Justiça Eleitoral; ameaça a locais de votação ou importantes no contexto das eleições; informações não verificadas sobre fraude eleitoral, contagem ou adulteração, além de mentiras que tentem implantar desconfiança sobre o resultado da eleição. “Veiculação de discurso de ódio e incitação a violência para atacar a integridade eleitoral e agentes públicos envolvidos no processo”, também podem ser registrados no portal de denúncias, segundo o TSE.

No momento de registrar a denúncia, o eleitor deve selecionar uma das sete opções em que o conteúdo se encaixa: desinformação, discurso violento ou odioso, disparo em massa, grave perturbação do ambiente democrático, indício de comportamento inautêntico, vazamento de dados/ incidente cibernético e, por fim, violência de gênero.

O portal do TSE não recebe denúncias específicas sobre fake news envolvendo candidatos e partidos políticos. Infrações eleitorais, como propaganda irregular, também não são feitas nesta plataforma, mas sim no sistema Pardal.