Câmara de Aparecida é alvo de disputa entre mendanhistas e marconistas
18 agosto 2022 às 15h18
COMPARTILHAR
Após investida do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, que conseguiu apoio de 12 vereadores à sua candidatura a senador, o candidato a governador Gustavo Mendanha (Patriota) reagiu às articulações. O deputado federal João Campos (Republicanos) reuniu, na manhã desta quinta-feira, 18, um grupo de 15 vereadores (sendo dez em exercício e cinco licenciados), além de um suplente, em apoio à sua candidatura ao Senado. Movimento acontece na esteira do esvaziamento da base política de Mendanha na cidade, seu principal berço eleitoral, e o afastamento do ex-prefeito com Perillo.
Inclusive, na noite desta quarta-feira, 17, os vereadores Sandro Oliveira, Roberto Chaveiro, Ataídes Neguinho e Domingos Rodrigues, que participaram do ato em apoio a Marconi Perillo e a deputada federal Magda Mofatto, manifestaram que não apoiariam o projeto de Perillo e sim de Campos. Eles ainda ressaltaram que estão alinhados apenas ao projeto de reeleição da deputada.
O prefeito Vilmar Mariano (Patriota) convidou os vereadores para o encontro, realizado na Chácara do Jonas, no Setor Araguaia, região central de Aparecida de Goiânia. Mariano, que assumiu o cargo em abril com a renúncia de Gustavo Mendanha para disputar o Governo de Goiás, é um dos articuladores do apoio. O encontro também contou com participação e articulação da secretária de Relações Institucionais da Prefeitura de Goiânia, Valéria Pettersen, que é vereadora licenciada em Aparecida.
Após a conclusão da articulação, João Campos compartilhou nas redes sociais a adesão de 15 vereadores que integram da base mendanhista ao seu projeto. Além de Campos, Mendanha e Mariano, também participaram do encontro os vereadores: Amendoim, Marcos Miranda, Zé Ronaldo, Mazinho Baiano, Fábio Ideal, Erivelton Contador, Domingos Rodrigues, Roberto Chaveiro, Ataídes Neguinho, Isaac Martins, Kézio Montalvão. Também marcaram presença os vereadores licenciados Sandro Oliveira, Hans Miller, Araújo e Valéria Pettersen, além da primeira-dama, Sulnara Santana.
Cidade estratégica
Com mais de 300 mil eleitores, Aparecida de Goiânia se tornou estratégica nesta eleição estadual, até porque o principal candidato de oposição, Gustavo Mendanha, renunciou ao cargo de ex-prefeito para disputar o Palácio das Esmeraldas. O apoio dos vereadores é considerado fundamental para quem deseja ter boa votação no município, porque todos têm bases consolidadas em todas as regiões da cidade.
Ao fechar apoio a determinado grupo político, além de se fortalecer com espaço na estrutura da prefeitura, no caso dos que estão com o prefeito Vilmar Mariano, os vereadores estão de olho nas eleições futuras, especialmente de 2024, quando a maioria será candidata à reeleição.