Apoiadores de Bolsonaro divulgam vídeo que TSE suspendeu na televisão
03 setembro 2022 às 16h45
COMPARTILHAR
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estão publicando em seus perfis nas redes sociais um vídeo com a primeira-dama Michelle Bolsonaro. O material foi vetado pelo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quinta-feira, 01, e não pode ser exibido na propaganda eleitoral televisiva. Entretanto, a produção ainda pode circular pela internet e está sendo divulgada até por ministros do Governo.
O vídeo em questão mostra Michelle falando sobre a transposição do Rio São Francisco e a respeito das mulheres nordestinas. “A água chegou no sertão. Trouxe vida, alegria e esperança. A mulher sertaneja, que carregava lata d’água na cabeça, agora pode usar a força para voltar à escola ou para tirar o alimento que está brotando na terra. Tem mais tempo para ficar com a família, com os filhos e viver uma nova vida”, disse a primeira-dama.
Entre os divulgadores do material, estão os ministros: Fábio Faria (Comunicações), Victor Godoy (Educação) e Adolfo Sachsida (Minas e Energia). Além de outros aliados, incluindo o filho Eduardo Bolsonaro (PL), o candidato ao governo de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) e a deputada federal Carla Zambelli (PL).
De acordo com Justiça Eleitoral, a decisão atendeu o pedido da candidata à Presidência pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Simone Tebet. Segundo a senadora, a propaganda violou a lei de que apoiadores do candidato só podem aparecer 25% do tempo no programa. Dessa forma, a ministra Maria Claudia Bucchianeri acatou a solicitação.
A mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rosângela Silva, criticou o vídeo e falou que era tudo uma “mentira”. “Eles são tão caras de pau que têm coragem de ir para a televisão e dizer que foram eles que levaram água para as mulheres do sertão nordestino”, disse “Janja”, durante ato de campanha do marido, em São Luís, no Maranhão.