Apenas 1,6% são de candidaturas de pessoas com deficiência no país
30 setembro 2022 às 20h25
COMPARTILHAR
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que das 29 mil candidaturas confirmadas para as eleições de 2022, apenas 476 são declaradas como pessoas com deficiência, conforme os dados do tribunal. Esta foi a primeira vez que o TSE divulga esse tipo de dado em eleição geral. Em 2020, o TSE divulgou para prefeito e vereador. O órgão não divulga a relação nominal desses candidatos, nem os estados que eles disputam.
Dos registros, o maior é de pessoas com deficiências físicas, com 264 candidatos. Depois estão as pessoas com deficiência visual, com 115. Outros 59 possuem deficiência auditiva, 13 afirmam ter diagnóstico de espectro autista e 41 têm outro tipo de deficiência não detalhada.
O Jornal Opção observou quais cargos essas pessoas disputam. No pleito de vice-presidente temos um candidato; governador são 4; vice-governador e senador aparecem com 2; deputado federal somam 167; deputado estadual, 285; deputado distrital são 15 e segundo suplente com apenas um. Todos os dados refletem os candidatos pelo Brasil.
A candidatura de pessoa com deficiência esbarra na falta de acessibilidade das cidades brasileiras: escadas, calçadas esburacadas, inexistência de banheiros acessíveis, esses são alguns dos inúmeros elementos necessários para que o candidato dispute uma eleição de forma igualitária aos demais.