Secult bate marca de 10 mil livros doados em Goiás
12 dezembro 2022 às 08h23

COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, alcançou a marca de mais de dez mil livros doados para instituições e bibliotecas. Até o momento, o projeto “Estante Literária” doou títulos para diversas cidades do interior goiano, em todo território de Goiás. Entre as obras estão títulos de arte, administração, biografia, economia, romances, manuais, política e psicologia.
“Investir no hábito de leitura é fundamental para desenvolvermos cidadãos com visões diversas sobre a sociedade em que vivemos”, afirmou o titular da Secult, Marcelo Carneiro, sobre os resultados da proposta. “A literatura aguça os sentidos, desperta curiosidades, provoca a melhora da escrita e apresenta novos mundos aos leitores. É uma honra estar à frente de uma pasta que desenvolve projetos assim”, completou.
O repasse dos livros faz parte das Leis de Incentivo de Goiás e de todo o Brasil. Além de outras instituições, como Itaú Cultural e editoras independentes.
Segundo a vereadora de Abadiânia Kamila Borges, a doação dos livros ajudará a fomentar a leitura na cidade. “Acreditamos que a leitura é fundamental para o desenvolvimento das pessoas. Recebemos 160 livros da Secult que irão auxiliar na requalificação da Biblioteca Municipal de Abadiânia”, disse a parlamentar, que foi pessoalmente buscar as doações.
No mesmo sentido, a diretora de Cultura de Corumbá de Goiás, Paula Gardênia, destacou que a iniciativa ajudou na atualização do acervo da Biblioteca Municipal da cidade. “Temos uma biblioteca antiga com um acervo precário e, por meio da Secult, com o recebimento do kit literário, vamos ampliar nosso acervo e fornecer mais títulos à nossa população”, contou.