As inscrições para o 4° Seminário Internacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes da Cena (Seminar) se encerram no próximo sábado, 4. “Quando os lugares importam: especificidades de produzir, pesquisar e criar artes da cena” é o tema do Seminar, que acontecerá nos dias: 9, 10, 11 de novembro de 2023, na Escola de Música em Artes Cênicas, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Para se inscrever, basta acessar o site da UFG e preencher o formulário. 

O evento busca fomentar discussões interdisciplinares que enriqueçam o universo de referências práticas, teóricas e metodológicas na área de artes, em diálogo mais amplo com as humanidades. Sendo assim, tem como público-alvo pesquisadores em formação (níveis de mestrado e doutorado) e pesquisadores já consolidados, tanto da área de Artes quanto de outras áreas, com abertura a diálogos inter e transdisciplinares.

A pesquisa abrange duas áreas temáticas: Estéticas e Poéticas das Artes da Cena e Estudos Transversais em Teatro, Dança e Direção de Arte.

Estão abertas as submissões para comunicação oral e publicação de artigo científico em livro de anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes da Cena (SEMINAR). Para participar do seminário como ouvinte não será necessário pagar qualquer taxa. A inscrição de comunicação oral (através de resumo simples em primeira submissão) inclui a publicação de trabalho completo (segunda submissão) no livro de anais do evento. Portanto, será cobrada uma taxa de cinquenta reais, que será  revertida para o pagamento de parte dos custos próprios da publicação. As apresentações e participação do evento serão realizadas no formato presencial.

Programação

09.11.2023 (quinta-feira) – 14h – 17h / Mini-auditório, Emac. 

*Mesa – Utopias históricas e usos do passado para cenas presentes

María-Martha Gigena (Universidad Nacional de Artes (UnA – Buenos Aires)

Juliana Jardel (Instituto Federal de Goiás)

Rafael Guarato (Universidade Federal de Goiás)

Mediação: Joana Abreu (Universidade Federal de Goiás)

10.11.2023 (sexta-feira) – 14h – 17h / Mini-auditório, Emac. 

*Mesa – Acesso à cultura e  cultura do acesso: Democracia cultural e a acessibilidade estética, poética e cocriativa nas Artes da Cena

Thiago de Lemos Santana (UFG)

Fátima  Martins  Eugênio (Atriz e consultora de audiodescrição, pessoa com deficiência visual)  

Maisa Conceição Silva (Artista Cênica em Libras Tradutora, coordenadora na Central de Interpretação da Libras, Intérprete)  

Gislana Maria do Socorro Monte do Vale (Mulher negra, escritora, poeta, pesquisadora, doutoranda em psicologia pela UFF)

Mediadoras: Luana Katielly – mestranda PPGAC- UFG , Marlini Dorneles – PPGAC- UFG

11.11.2023 (sábado) – 14h – 17h / Mini-auditório, Emac. 

*Mesa – Quando os lugares importam: Makunaíma, Dioniso e as Margens da Cena

Cibele Forjaz Simões (PPGAC/USP)

Joana Porto (FCS/UFG)

Dionísio Bombinha (Grupo Teatro que Roda)

Mediação: Alexandre Silva Nunes (PPGAC/UFG)

Cronograma

Prazo para submissão de resumo simples: 04.11.2023 (via plataforma Even3)
Prazo para aviso de aceite: 07.11.2023
Datas das apresentações: 10 e 11 de novembro de 2023 das 9h-12h, presencialmente, na Emac-Ufg
Prazo final para envio da segunda submissão do artigo completo a ser publicado em livro de anais: 11 de dezembro de 2023