“Em última análise os professores são os grandes transformadores da realidade ao despertar nos estudantes a possibilidade de mudar o mundo”, afirma a coordenadora estadual do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), Cleonice Silva, ao explicar a importância do Prêmio Educador Transformador. A iniciativa quer reconhecer e promover práticas educacionais e inovadoras de transformação desenvolvidas por professores de todo o Brasil. É uma realização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare.

Nas últimas semanas, o Sebrae Goiás vem divulgando o prêmio com palestras e mobilizações da comunidade da educação tanto na capital quanto nas cidades do interior.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro e podem ser feitas pelo site www.educadortransformador.com.br. O prêmio é aberto a qualquer professor que desenvolveu ou já tenha desenvolvido algum projeto inovador e que mobilize os alunos no dia a dia, descobrindo problemas e oportunidades.

Serão selecionados sete vencedores nas seguintes categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior. Os professores podem se inscrever em mais de uma categoria, se ensinarem para diferentes idades.

Cleonice Silva explica ainda que o projeto busca educadores que estão promovendo essa transformação de entendimento sobre o empreendedorismo dentro das escolas. “Ter o entendimento do empreendedorismo fortalece a base de ensino e o prepara para ir além do mercado de trabalho. É uma iniciativa que visa muito além de um prêmio. Ela revela trabalhos fantásticos e que, com isso, podem ter mais visibilidade”, comenta.

Bolsa integral

Quanto à classificação, serão 70 finalistas. Os sete primeiros participam da missão técnica nacional, com bolsa integral no curso de MBA em educação empreendedora, e mais cinco bolsas integrais vão para as instituições de cada vencedor ainda a serem definidas. Todos os 70 finalistas receberão um pacote completo de participação no Congresso Bett Educar 2023, incluindo ingresso, passagem aérea, hospedagem, alimentação e traslado para quatro dias, além de certificado e troféu. Todos os inscritos receberão o selo de reconhecimento.

Cleonice enfatiza que o projeto é um incentivo que vai além de ensinar a abrir o próprio negócio. “É ensinar como saber gerir seu dinheiro, seu tempo, planejamento de carreira e mais. O tema é amplo e relevante em uma escala educacional, visto que nossa cultura, infelizmente, não nos dá essa base de formação”, explica a coordenadora ao ressaltar a importância da amplitude dos assuntos abordados.

Os projetos pré-selecionados para a final do Prêmio devem ser divulgados em abril de 2023 e serão reconhecidos com selo e certificado, que podem ser adicionados ao Currículo Lattes do educador como prêmio e títulos e em caráter curricular.