Sem convocar aprovados em concurso da Educação de Goiânia, temporários superam limite legal
01 março 2024 às 07h30
COMPARTILHAR
A Prefeitura de Goiânia ainda não convocou os servidores aprovados em concurso para a educação. Enquanto isso, mais de um terço do quadro de docentes da rede municipal de Goiânia é formado por profissionais temporários. A legislação brasileira, no entanto, estipula que é necessário ter 90% dos servidores efetivos e apenas 10% de contratos temporários.
Além disso, os funcionários administrativos da rede municipal de Educação de Goiânia iniciaram outra greve nesta terça-feira, 27. O motivo, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego), é a falta de efetivação da nova proposta de plano de carreira para a categoria, mesmo após três meses desde a última reunião com a prefeitura. A categoria já havia iniciado uma greve no início do ano reivindicando o plano de carreira.
Leia mais: Seleção de professores temporários em Goiânia é questionada no MP-GO e TCM-GO
Em conversa com o prefeito diante de autoridades do Ministério Público, receberam a garantia de que ele enviaria o plano de cargos e salários para ser votado na Câmara Municipal. “O que fez a prefeitura? Não enviou o plano para aprovação e se preocupa desesperadamente com um projeto que trata do empréstimo de 710 milhões”, relatou interlocutores ao Jornal Opção.
Na última quinta-feira, 29, os servidores se reuniram em frente à Câmara Municipal de Goiânia. Em carreata, os grevistas seguiram até o banco de sangue realizar doações. “Doamos sangue pela educação ao mesmo tempo que pedimos socorro à Gestão Municipal”, relataram os administrativos.
A presidente do Sintego, Bia de Lima, juntamente com toda a categoria seguem mobilizados em busca de um Plano de Carreira. Nesta sexta-feira, 1°, a mobilização segue nas unidades escolares para que a adesão à greve aumente.
Procurada pelo Jornal Opção, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) disse que os novos profissionais convocados estão suprindo os déficits de exonerações. Confira a nota abaixo.
Nota da Secretaria Municipal de Educação
A Prefeitura de Goiânia informa que já convocou 1.183 profissionais de Educação aprovados no último concurso realizado pelo município. O edital previa 519 vagas, no entanto a Secretaria Municipal de Educação (SME) convocou mais do que o dobro de vagas previstas.
Desta forma, é importante ressaltar que esses novos profissionais convocados estão suprindo os déficits de exonerações e das vagas que surgiram com novas unidades de ensino inauguradas pela gestão municipal.
Sobre o processo seletivo 001/2024, o município destaca que trata-se de contratação de profissionais que vão substituir os servidores concursados afastados por algum motivo legal, como licenças-médicas e licença por interesse particular.
A gestão municipal esclarece, por fim, que processo seletivo cumpriu com rigor todas as etapas exigidas por lei.