Secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás vai à China em busca de parcerias para o estado
08 novembro 2024 às 10h39
COMPARTILHAR
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC-GO), Joel Sant’Anna, está em viagem à China para tratar de possíveis parcerias com empresas de drones, baterias e carregadores elétricos, voltadas para a indústria goiana. Em entrevista ao Jornal Opção, o gestor da pasta coloca a produção de carros híbridos, carregadores e baterias como algo inevitável no plano de redução das emissões de carbono em Goiás, e essa visita se coloca como passo importante para avançar neste projeto.
“Nosso estado poderá se tornar um precursor na normatização de empreendimentos com carregadores elétricos. Isso será essencial para acompanhar os investimentos históricos das montadoras em Goiás”, afirma Joel Santana. O secretário exemplifica dizendo que a Chery e a Mitsubishi já investiram, respectivamente, R$4 bi e R$3 bi nas linhas de produção instaladas em Goiás. O chefe da pasta da indústria quer “dar segurança para as empresas que estão produzindo carros híbridos em Goiás”, ao aplicar essa tecnologia em hospitais, ambulâncias e prédios comerciais, por exemplo, reforçando sua aplicabilidade em nosso cotidiano.
O secretário elencou alguns pontos centrais em sua visita à cidade de Shenzhen. Para além das visitas às fábricas ligadas às baterias e carregadores, Joel trabalha junto de companhias chinesas para conseguir projetos de casas modulares para o programa Goiás Social, busca tecnologia de drones para serem usados pelo Corpo de Bombeiros no combate às chamas de difícil acesso, e busca novas parcerias entre o Porto Seco de Anápolis e indústrias chinesas.
Sustentabilidade
Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Joel Sant’Anna, representando a secretária estadual Andréa Vulcanis, levará um protocolo de intenções a ser firmado entre o estado de Goiás e o governo de Shenzhen, visando auxiliar nas políticas públicas de descarbonização das práticas goianas. A China, com sua tecnologia de ponta e as maiores fábricas do mundo, será um parceiro estratégico nessa iniciativa de descarbonização, junto ao governo estadual e às indústrias.