Sauditas buscam acordos comerciais com o Brasil
01 agosto 2023 às 12h58
COMPARTILHAR
Uma delegação saudita veio ao Brasil, nesta segunda-feira, 31, para assinar 25 acordos comerciais com o país. O ministro de investimento do Reino da Arábia Saudita, Khalid Al Falih, foi recebido pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin.
Khalid demonstrou otimismo com a parceria entre os países e destacou o potencial de ambos se tornarem parceiros estratégicos como membros do G20 e líderes econômicos em suas respectivas regiões. Já Alckmin ressaltou a importância da “complementariedade econômica” entre Brasil e Arábia Saudita, principalmente na área de segurança alimentar.
Dentre os acordos anunciados, destacam-se as parcerias nas áreas do agronegócio e de minérios. Além do petróleo, a agricultura e a pecuária do Brasil desempenham um papel importante nessa relação comercial, com a exportação de soja, milho, açúcar, carne bovina e aves.
Além do capital financeiro, a Arábia Saudita também busca apoio político para empresas que procuram expandir seus negócios aos muçulmanos, à medida que os depósitos em jurisdições mais tradicionais vão se esgotando.
De acordo com informações do Ministério do Comércio e Investimentos, a visita da comitiva saudita será coordenada pela Sete Partners e incluirá encontros com bancos, investidores e empresas brasileiras de diversos setores.