Receita Federal endurece fiscalização e passa a receber dados de cartões de crédito e PIX de instituições financeiras
![](https://www.jornalopcao.com.br/wp-content/litespeed/avatar/ba36b73ad9eeada423d5fde2b7bc695d.jpg?ver=1737232861)
03 janeiro 2025 às 17h57
![](https://www.jornalopcao.com.br/assets/2024/03/43c3c71a-ed5a-4b88-878b-8836622e751c.jpeg)
COMPARTILHAR
A partir de 2025 a Receita Federal passa a ter um novo instrumento de fiscalização sobre as transações financeiras realizadas no país. Agora, o órgão vai receber dados das operações de cartões de crédito. A Receita já recebe, desde setembro, as informações sobre as transferências feitas via PIX dos bancos que operam no país.
A ampliação da fiscalização foi anunciada no ano passado e começou a valer a partir deste ano. O envio dos dados será feito a cada semestre. As transferências feitas entre janeiro e julho deste ano, só serão encaminhadas para a Receita em agosto.
As informações repassadas ao órgão fiscalizador também obedecem critérios. Só serão enviados dados quando o valor total de transferências for maior que R$ 5 mil para pessoas físicas e superior a R$ 15 mil para empresas,
Os dados serão incorporados a base de dados com o objetivo de identificar irregularidades e dar efetividade ao cumprimento das leis tributárias. “As medidas visam aprimorar o controle e fiscalização das operações financeiras, garantindo uma maior coleta de dados. Além disso, reforçam os compromissos internacionais do Brasil no âmbito do Padrão de Declaração Comum (CRS), contribuindo para o combate à evasão fiscal e promovendo a transparência nas operações financeiras globais”, informou a Receita.
Leia também:
Receita paga lote de restituições da malha fina do IR nesta segunda-feira
Prazo final para pagamento de tributos federais termina nesta segunda-feira