A partir deste mês, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) implementou um novo procedimento para a concessão automática da pensão por morte. Utilizando inteligência artificial, o instituto cruza os dados dos segurados com diversas bases de dados governamentais, tanto federais quanto estaduais e municipais.

O objetivo da iniciativa é reduzir a extensa fila de espera pelo benefício, que atingiu 132.523 requerimentos em maio. De acordo com o INSS, o tempo médio de espera para a obtenção da pensão é de 68 dias.

Por meio desse novo sistema, o INSS utiliza os dados já disponíveis em seus sistemas e verifica as informações fornecidas pelos cidadãos no momento da solicitação, inclusive consultando outras bases de dados de órgãos governamentais. Com isso, é possível obter uma conclusão mais rápida do processo.

QUAIS OUTROS BENEFÍCIOS SÃO CONCEDIDOS AUTOMATICAMENTE?

  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria por idade (urbana e rural)
  • Salário-Maternidade (urbana e rural)
  • Pensão por morte (urbana e rural)
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada) do Idoso
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada) do Deficiente
  • Auxílio-Reclusão Urbano e Rural
  • Auxílio-Inclusão

COMO SOLICITAR A PENSÃO POR MORTE?

  • Entre no aplicativo ou portal “Meu INSS”;
  • Clicar em “Novo pedido”;
  • Digite na busca o nome do benefício desejado, neste caso, pensão por morte
  • Serão solicitados documentos para a análise de concessão do benefício
  • Siga o passo a passo, responda às perguntas, envie fotos dos documentos e finalize o atendimento
  • Será gerado um número de protocolo
  • Cadastre um email para obter informações sobre a concessão

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR A PENSÃO POR MORTE?

  • Número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes
  • Se for procurador ou representante legal: procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda)
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante
  • Também podem ser solicitados:
  • Documentos para comprovar o tempo de contribuição
  • Documentos para comprovar casamento, união estável e relação de dependência

COMO ACOMPANHAR A APROVAÇÃO DO BENEFÍCIO DE PENSÃO POR MORTE?

  • Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Consultar pedidos”;
  • Encontre seu processo na lista;
  • Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”

*Com informações da Folha