Pensão por morte do INSS começa a ser concedida automaticamente

22 junho 2023 às 09h19

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A partir deste mês, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) implementou um novo procedimento para a concessão automática da pensão por morte. Utilizando inteligência artificial, o instituto cruza os dados dos segurados com diversas bases de dados governamentais, tanto federais quanto estaduais e municipais.
O objetivo da iniciativa é reduzir a extensa fila de espera pelo benefício, que atingiu 132.523 requerimentos em maio. De acordo com o INSS, o tempo médio de espera para a obtenção da pensão é de 68 dias.
Por meio desse novo sistema, o INSS utiliza os dados já disponíveis em seus sistemas e verifica as informações fornecidas pelos cidadãos no momento da solicitação, inclusive consultando outras bases de dados de órgãos governamentais. Com isso, é possível obter uma conclusão mais rápida do processo.
QUAIS OUTROS BENEFÍCIOS SÃO CONCEDIDOS AUTOMATICAMENTE?
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Aposentadoria por idade (urbana e rural)
- Salário-Maternidade (urbana e rural)
- Pensão por morte (urbana e rural)
- BPC (Benefício de Prestação Continuada) do Idoso
- BPC (Benefício de Prestação Continuada) do Deficiente
- Auxílio-Reclusão Urbano e Rural
- Auxílio-Inclusão
COMO SOLICITAR A PENSÃO POR MORTE?
- Entre no aplicativo ou portal “Meu INSS”;
- Clicar em “Novo pedido”;
- Digite na busca o nome do benefício desejado, neste caso, pensão por morte
- Serão solicitados documentos para a análise de concessão do benefício
- Siga o passo a passo, responda às perguntas, envie fotos dos documentos e finalize o atendimento
- Será gerado um número de protocolo
- Cadastre um email para obter informações sobre a concessão
QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR A PENSÃO POR MORTE?
- Número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes
- Se for procurador ou representante legal: procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda)
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante
- Também podem ser solicitados:
- Documentos para comprovar o tempo de contribuição
- Documentos para comprovar casamento, união estável e relação de dependência
COMO ACOMPANHAR A APROVAÇÃO DO BENEFÍCIO DE PENSÃO POR MORTE?
- Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar pedidos”;
- Encontre seu processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”
*Com informações da Folha