Maior em quatro anos: brasileiros acreditam em queda da inflação, diz Datafolha

25 dezembro 2022 às 12h34

COMPARTILHAR
Expectativas de brasileiros são de que a inflação tenha queda nos próximos meses. Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado, 24, pelo jornal ‘Folha de S.Paulo’, mostra que 31% dos entrevistados estão otimistas com a economia.
Nos últimos meses, os índices inflacionários registrados são os maiores desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento foi feito nos dias 19 e 20 de dezembro.
Anteriormente, a pesquisa, realizada em junho deste ano, apenas 13% da população indicava que a inflação recuaria. Naquele período, a inflação acumulada em 12 meses era de 11,89%, de acordo com o Índice de preços no consumidor (IPCA).
A expectativa com indicadores de preços e mercado de trabalho têm maior otimismo entre pessoas com menor instrução e também entre moradores do Nordeste. No entanto, o otimismo é menor entre pessoas mais ricas. No grupo de pessoas com renda de até dois salários mínimos, 37% têm esperança de queda da inflação.
No setor empresarial, 56% dos empresários apontam que haverá aumento da inflação e 17% projetam queda. O grupo também é mais pessimista em relação ao emprego: 45% deles dizem que vai aumentar e 27% esperam queda.
O Datafolha analisou entre os entrevistados a perspectiva para inflação, poder de compra e desemprego.
Expectativa acerca da inflação nos próximos meses:
- 39% – vai aumentar;
- 31% – vai diminuir;
- 24% – ficará igual.
Expectativa acerca do poder de compra dos salários:
- 43% – vai aumentar;
- 21% – vai diminuir;
- 31% – ficará igual.
Expectativa acerca ao desemprego:
- 36% – vai aumentar;
- 37% – vai diminuir;
- 24% – ficará igual.