O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criou um grupo de trabalho com 12 parlamentares, nesta quarta-feira, 15. O colegiado irá debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. O deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos-GO) foi único representante escolhido da região Centro-Oeste.

O parlamentar goiano é empresário do ramo alimentício e defende que a proposta leve em consideração o equilíbrio federativo e o desenvolvimento regional. “Temos um dos modelos tributários mais complexos do mundo, tão confuso quanto obsoleto, traçado em linhas gerais na década de 1960”, recorda.

Ele critica que desde aquele período a cobrança de impostos é a mesma. “Entra governo, sai governo, e o debate parece interminável em torno de qual caminho tomar para melhorar o ambiente de negócios”, afirma. Ele acrescenta que o país está diante de um desafio histórico, cujos resultados serão recompensadores. “Seja para destravar a economia brasileira ou para gerar mais justiça social,” espera.

Como missão, o grupo de trabalho da Câmara terá que analisar a PEC 45/19. Ela prevê a unificação de cinco tributos federais e estaduais (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Experiência parlamentar

Glaustin tem acumulado expertise em ter sido membro titular do colegiado especial que avaliou a proposta em 2019. Além de ter integrado a comissão mista instalada em 2020, que elaborou uma minuta de consenso a partir das propostas que tramitavam na Câmara e no Senado.

Os demais integrantes do colegiado são: os deputados federais Reginaldo Lopes (PT-MG) – responsável por coordenar o grupo –, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – relator dos trabalhos –, Adail Filho (Republicanos-AM), Ivan Valente (PSOL-SP), Jonas Donizette (PSB-SP), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Mauro Benevides Filho (PDT-CE), Newton Cardoso Junior (MDB-MG), Saullo Vianna (União-AM), Sidney Leite (PSD-AM) e Vitor Lippi (PSDB-SP). O prazo de conclusão dos trabalhos são de 90 dias e renovável por igual período.


Com informações da assessoria de imprensa do deputado Glaustin da Fokus